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Livros UCE Porto > Artes

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A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores
Autores: Vários
ISBN: 9789898835420
Ano: 2018
Editora: UCE | CITAR
Sinopse: As actas do III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, reúne cum conjunto de comunicações apresentadas neste evento científico realizado no Porto, em 2016. Entre aspetos referentes a Portugal e Brasil, os artigos abordam questões variadas relacionadas com os interiores domésticos, os materiais utilizados e as soluções estéticas encontradas, numa articulação entre a Arquitetura, as Artes Decorativas móveis e integradas e a envolvência humana relacionada.
A Escultura no Espaço Público do Porto
Autor: José Guilherme Abreu
ISBN: 9789898366344
Ano: 2012
Editora: UCE Porto
A Joalharia no Porto ao tempo dos Almada
Autor: Gonçalo Vasconcelos e Sousa
ISBN: 9789799577627
Ano: 2008
Editora: CITAR
Sinopse: A ourivesaria do ouro no Porto ao tempo dos Almada acompanha um movimento importante de produção portuguesa de peças preciosas de adorno. A jóia representa estatuto e ornamentação, poder e sedução, conferindo as gemas, no feminino, a exaltação do brilho e do cromatismo, e, no masculino, a expressão do estatuto social, através da exibição dos hábitos das ordens militares. Entre acção e decoração, os grupos sociais interligam-se com a jóia a e o seu simbolismo, veículo de todas as contradições de um tempo de mudança.
Os movimentos artísticos do rococó e do neoclássico não devem ser desligados desta expressão afirmativa da jóia, porque as suas gramáticas formais e ornamentais não se desligam das estéticas desse período, que preanuncia o final de uma sociedade de Antigo Regime e o e o advento de um Porto Romântico, período delirantemente apaixonado da vida desta cidade nortenha.
Actas do I congresso O Porto Romantico Vol. I e II
Coordenação: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
ISBN: 989-8366-28-3
Ano: 2012
Edição: 1ª
Editora: UCP | CITAR
Actas do II Colóquio Português de Ourivesaria
Coordenação: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
ISBN: 978-989-95776-6-4
Ano: 2009
Editora: CITAR | UCP
Actas do II Congresso Ibero-Americano História do Mobiliário
Coordenação: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Autores: Vários
ISBN: 9789898835956
Ano: 2020
Editora: UCE | Citar
Sinopse: Livro que reúne um conjunto de estudos sobre mobiliário de países da ibero-américa, sobretudo de Espanha e de Portugal. Do mobiliário hispano-mourisco do século XVI ao mobiliário contemporâneo, das peças feitas para a realeza ou a nobreza até às fábricas de móveis de Lisboa do século XIX ou ao estudo de algumas tipologias de móveis, os apreciadores e estudiosos nele encontrarão diversos subsídios para a compreensão de vários aspetos desta Arte Decorativa.
Actas do III Colóquio Português de Ourivesaria
Coordenação: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
ISBN: 978-989-8366-33-7
Ano: 2012
Editora: UCP | CITAR | CIONP
Albúm de desenhos de Joiais Portuguesas (ca.1930-1940)
Autor: Gonçalo Vasconcelos e Sousa
ISBN: 9789898366153
Ano: 2011
Editora: UCE | CITAR
Sinopse: Edição fac-similada de catálogo da Casa Rosas & C.ª, no Porto. Na transição do séc. XIX para o século XX, a Casa Rosas & C.ª realizou exposições e editou catálogos das peças que comercializava, o que possibilitou não só a difusão dos objectos comercializados, como, actualmente, o conhecimento preciso das peças que vendia. O CIONP realizou e editou duas publicações fac-similadas, com estudos prévios, de dois catálogos de ourives do Porto, essencialmente da primeira metade do século XIX, e que constituem uma fonte muito interessante e importante para o estudo da joalharia portuense e portuguesa do séc. XIX, sob os títulos “O Livro de Desenhos de Jóias de José António Mourão (1792-1856), da Rua das Flores, no Porto” e “Álbum de Desenhos de Jóias Portuguesas (ca. 1830-1930)”.
António Maria Ribeiro
Título: António Maria Ribeiro: cinzelador, ourives, escultor e desenhador portuense (1889-1962)
Autora: Teresa Maria Pinto Trancoso
ISBN: 978-989-8366-07-8
Ano: 2011
Editora: UCE | CIONP | CITAR
Sinopse: Ligado, numa primeira fase, àquela que seria a mais importante casa de ourivesaria da cidade do Porto, a Reis & Filhos, à qual afluíam as elites burguesas da cidade, António Maria Ribeiro, importante ourives e cinzelador portuense, viria posteriormente a ganhar autonomia, a expor no Brasil e a fixar ateliê em Lisboa. A sua produção alcançou um grande impacto aquém e além-fronteiras.
O combate ao vazio de identidade nacional vivido na época torna-se um nicho para a recuperação da ourivesaria em Portugal, algo abandonada desde os finais do século XIX. Assim, a indústria da ourivesaria conhecerá todo um desenvolvimento e uma renovação entre os finais de Novecentos e meados do século XX, sendo António Maria Ribeiro um dos expoentes máximos deste ambiente ecléctico, revivalista e próspero da ourivesaria portuguesa, abarcando, com igual mestria e qualidade, estilos tão distintos como o gótico, o manuelino ou mesmo a Art Déco.
Dando preferência à prata como base das suas criações, será exímio na utilização de marfim, mármores ou bronze (essencialmente para a escultura), explorando ainda outros metais ditos menores. O ouro e as pedras preciosas marcarão igualmente presença na obra deste cinzelador ourives, mas de forma pontual, apenas. Técnicas como a fundição, o esmalte ou a filigrana, bem como a cinzelagem, caracterizam a produção deste desenhador portuense. A sua polivalência artística é, pois, incontornável.
Arte e Sociabilidade no Porto Romantico
Autor: Gonçalo Vasconcelos e Sousa
ISBN: 9789899577657
Ano: 2009
Editora: CITAR
Sinopse: Época admirável do percurso desta urbe nortenha, o Porto do romantismo apresenta-nos uma cidade ampla de vitalidade, repleta de acontecimentos, de personagens de acentuado cromatismo, matizadas por uma vida interior e exterior multifacetada. O Porto deste tempo abarca, genericamente, os dois últimos terços do século XIX, entrando num tardo-romantismo século XX adentro. Nele se sucede um vasto conjunto de instituições, que redescobrem uma nova perspectiva do sentir urbano e civilizacional, alcançando uma efectiva influência participativa na vida do País. Talvez não fosse excessivo considerar o Porto Romântico como uma das mais fascinantes épocas da História da Cidade.
São primeiramente analisados os diferentes sinais da principalidade da urbe portuense, de algumas expressões sociais, económicas e institucionais da sua vivência, passando depois à atitude perante o fenómeno da morte e à edificação dos cemitérios com suas manifestações artísticas funerárias, ocupando-se a terceira parte de vários aspectos relacionados com a arte, artistas e artífices do Porto Romântico.

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