LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Livros UCE Lisboa > Psicologia

Página:
  • 1
Doença Mental e Prestação de Cuidados
Autora: Luísa Vieira de Campos
ISBN: 9789725402405
Ano: 2009
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: O principal objectivo desta obra é proporcionar uma visão compreensiva da investigação teórica e empírica da prestação de cuidados informais à pessoa com doença mental grave. Com a desinstitucionalização dos doentes psiquiátricos, dos hospitais para a comunidade, o sistema familiar passou a ocupar um papel fundamental junto destes doentes, tornando-se no principal recurso assistencial, facto que levou ao reconhecimento de efeitos prejudiciais junto destes cuidadores, normalmente designado por burden familiar. Nos finais dos anos 90, uma nova conceptualização é proposta, em alternativa ao burden. Surge, assim, a experiência de prestação de cuidados, que considera não apenas a repercussão negativa da prestação de cuidados mas, também, o desenvolvimento pessoal positivo, o amadurecimento, o significado de vida que a prestação de cuidados pode promover nas Pessoas que cuidam dos seus familiares doentes.
O Envelhecimento - 2.ª Ed.
Autor: António Manuel Fonseca
ISBN: 9789725401507
Ano: 2006
Edição: 2ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: O principal objectivo desta obra é proporcionar uma visão compreensiva do processo de envelhecimento e das mudanças que aí decorrem, tomando-o como um período de perdas mas também de ganhos, e reconhecendo que nesse processo cruzam-se forças originárias quer do indivíduo, quer dos contextos sociais em que a pessoa se encontra inserida, quer da interacção entre ambos. Sendo o envelhecimento uma condição bem mais complexa do que parece à primeira vista, pelo menos tão complexa como o crescimento, tal significa que as responsabilidades que temos no acto de crescer são as mesmas que temos relativamente ao acto de envelhecer, pelo que esta obra procura deixar claro que, sob o ponto de vista psicológico, o envelhecimento não é necessariamente um mal irremediável, um desfecho incompreensível no fim de uma vida feita de aprendizagens, de relações e de projectos, mas poderá constituir, à semelhança de qualquer outra etapa da vida humana, uma oportunidade de bem-estar e de felicidade.
O virar da seta, factores positivos em vidas de jovens...
Autora: Ana Maria da Costa Oliveira
ISBN: 9789725402689
Ano: 2010
Editora: Universidade Católica Editora . Lisboa
Sinopse: O presente trabalho é um estudo de carácter exploratório sobre os factores promotores de trajectórias de inclusão junto de jovens com percursos de risco, que visou compreender quais os capitais trazidos pelas intervenções sociais no percurso dos jovens, de forma a constituir uma base de análise sobre a diversidade das práticas profissionais e institucionais junto destes sujeitos.
O Virar da Seta, remete para um quadro conceptual que permite compreender como se pode desenvolver a protecção num contexto particular como é o da juventude, onde os processos de autonomia e de afirmação de identidade têm especial destaque.
A estratégia metodológica adoptada enquadra-se na perspectiva de uma investigação qualitativa, e concretiza-se num estudo de caso sobre o "Clube de Jovens", projecto de intervenção com jovens em situação de risco em Lisboa.
Os resultados apontam para três componentes nucleares do processo de intervenção: o processo de afiliação, a identidade construída entre o "eu" e o "outro" e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como elemento-chave de inserção, destacando que "por vezes bastam pequenos acontecimentos para que novos rumos sejam dados à vida" (Pais, 2005).

Livros UCE Lisboa > Psicologia

Página:
  • 1