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Livros Economia e Gestão

Página:
Boomerang
Autor: Michael Lewis
ISBN: 9789892319568
Ano: 2012
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Durante dois anos, o jornalista americano Michael Lewis viajou de um extremo ao outro da Europa, de uma Islândia falida a uma Grécia em chamas. E, ao caminhar sobre as ruínas do Velho Continente, descobriu o mesmo denominador comum em todos os países: a ganância. Os pescadores islandeses, habituados a arriscar a vida no alto mar, decidiram tornar-se banqueiros de um dia para o outro - e caíram na sua própria rede. Os gregos, moldados por décadas de nepotismo e corrupção, reformaram-se aos 55 anos, sem nunca terem pagado impostos. Os irlandeses, após séculos de pobreza, investiram em massa na compra alucinada de casas - e o mercado implodiu. Até os cautelosos alemães, ao investirem na queda de todos os outros, se viram de repente com uma conta absurda para pagar. Cada um desses países, à sua maneira, desbaratou uma década de dinheiro fácil. E em cada um deles, Michael Lewis descobriu histórias para contar; casos incrivelmente reais (como o dos monges gregos estupidamente ricos), que ilustram uma era que agora chega ao fim. Com uma lucidez rara, levou-nos a compreender, como nunca antes, o estado a que chegou a Europa.
Como chegar a Líder
Coordenadores: Isabel Canha | Maria Serina
ISBN: 9789899948747
Ano: 2017
Editora: Redcherry
Sinopse: Convidámos 62 profissionais para colaborar neste livro Como Chegar a Líder – CEO, gestores, empresários, empreendedores, especialistas em Recursos Humanos, coaches e académicos -, criteriosamente selecionados para que os seus contributos sejam uma mais-valia para a nova geração que ambiciona chegar à liderança das empresas, sem perder de vista o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

Numa linguagem muito direta e objetiva, os textos estão recheados de conselhos muito práticos para que num primeiro momento provoquem a reflexão e de seguida incentivem à ação.

Um guia útil para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, mas também para os mais experientes que procuram a forma mais equilibrada de ter sucesso.
Como conduzir uma negociação
Autores: Roger Fisher | William Ury | Bruce Patton
ISBN: 9789892319933
Ano: 2012
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Saiba como negociar acordos sem ceder.

A vida é feita de negociações, tanto a nível pessoal como profissional - quando tentamos convencer o nosso filho a comer a sopa ou o patrão a dar-nos um aumento, estamos a negociar. E a tarefa não é fácil. Muitas negociações não se concluem ou têm um final indesejado. Alguns tentam impor a sua vontade ou recorrem a truques sujos; outros, para evitar conflitos, permitem todo o tipo de concessões. Embora as negociações sejam diferentes, os seus elementos básicos são sempre os mesmos - comprar uma casa ou assinar um acordo de paz no Médio Oriente têm mais em comum do que pensamos.
Em Como Conduzir Uma Negociação, Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton propõem - a partir do trabalho que desenvolveram no Projeto Negocial de Harvard - uma estratégia comprovada para levar a melhor em qualquer negociação. Os autores ajudam-no ainda a reforçar as suas capacidades e a criar o seu próprio plano para cada situação. Como verá, neste livro de culto negociar é sempre sinónimo de ganhar.
Gestão de organizações sem fins lucrativos
Coordenadores: Carlos Azevedo | João Wengorovius Meneses | Raquel Campos Franco
ISBN: 9789892028651
Ano: 2012
Editora: Impulso Positivo
Sinopse: Uma edição que se revela oportuna dado que aborda a questão da inovação social numa altura em que a União Europeia acaba de lançar o conceito da Innovation Union [COM(2010) 546 final, de 6 de Outubro], assumido a inovação como a estratégia mais eficaz para enfrentar os desafios sociais mais urgentes, como as alterações climáticas, a escassez de energia e de recursos, a saúde ou envelhecimento.

"Em Portugal, a literatura sobre gestão tem sido, em geral, omissa quanto ao sector não lucrativo, escasseando livros técnicos ou ensaios académicos que contribuam para o seu fortalecimento e capacitação. Este livro, ao demonstrar um equilíbrio muito bem conseguido entre uma dimensão mais técnica e um conteúdo mais generalista, enquadrado em geral na temática fundamental da inovação social, tem condições para se revelar como um instrumento essencial não apenas para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector" (in prefácio por Emílio Rui Vilar)

Entre outros, a obra inclui os seguintes temas:
Inovação Social; Bolsa de Valores Sociais: inovação e valor social; Networking: o caminho para a inovação e o impacto; Para além do negócio: o papel das empresas sociais na criação de valor social; Empreendedorismo e Inovação Social; Gestão e Planeamento Estratégico nas OSFL; Liderança e Gestão de OSFL; O desafio da sustentabilidade das OSFL e as finanças locais; A Fiscalidade nas OSFL
Gestão Estratégica
Autor: Sebastião Teixeira
ISBN: 9789725923009
Ano: 2014
Editora: Escolar Editora
Sinopse: A gestão estratégica, uma das áreas da gestão em que se verifica um maior dinamismo quer no seu desenvolvimento teórico quer no que respeita à sua aplicação prática é, geralmente, vista como a cúpula das diversas áreas em que se pode decompor a gestão de uma empresa. O seu ensino, por regra, é ministrado na parte final dos cursos de graduação e mais aprofundadamente nos cursos de pós-graduação.

Com o presente livro procurou-se ir ao encontro das necessidades desses dois grupos de estudantes (de graduação e pós-graduação) bem como dos gestores que exercem ou perspectivam vir a assumir funções de gestão nos níveis superiores, ou consultores e outros técnicos que pretendam desenvolver ou reciclar conhecimentos nesta área.

O livro procura apresentar a diversidade de posições que, em alguns aspectos, se verifica e que enriquecem a disciplina. Parte-se do princípio de que não existem receitas para resolver os problemas de gestão estratégica e que um seguro domínio da diversidade de teorias e abordagens facilita a tomada das decisões que traduzem a concretização da estratégia pensada.

Sem prejuízo da procura do equilíbrio entre a teoria e a prática, atribui-se, intencionalmente, um peso mais significativo do que é habitual à implementação e controlo da estratégia, isto é, à acção estratégica propriamente dita, pois só pela acção a estratégia se concretiza.
Informação & Sistemas de Informação
Autor: Almiro de Oliveira
ISBN: 9789895611966
Ano: 2021
Editora: Edições Sílabo
Sinopse: Ao longo dos séculos, a problemática da Informação sempre constituiu motivo de preocupações, para quem tinha que decidir sobre o seu comportamento, na sua actividade, no contexto das Organizações, ou na actividade Política ou Social.
De entre muitas razões que se poderão aduzir para justificar tais preocupações, ressaltam, naturalmente, a natureza económica da Informação, o facto de a Informação poder ser fonte de vantagem competitiva individual ou Organizacional e, não menos importante, a Informação poder constituir fonte de Conhecimento e de Poder – que do seu domínio e da sua instrumentalização podem resultar.
A partir dos anos setenta do século passado, a emergência de modernas Tecnologias da Informação e da Comunicação aceleraram todo o processo de recolha, tratamento, memorização, acesso e transmissão dos Dados e da Informação, com um grande impacto na eliminação (total ou parcial) das variáveis, fundamentais, do desempenho individual e Organizacional, como são o espaço e o tempo – tendo surgido a Informática (em 1966) como Ciência do tratamento automático da Informação e toda uma outra panóplia de tecnologias, (computadores, telecomunicações, Internet) com impactos decisivos no processo informacional e decisional, no contexto da Vida Humana e, nomeadamente, na vida das Organizações.
Acresce que a força dominadora e enformadora dos fornecedores de Tecnologias da Informação e da Comunicação tem adulterado conceitos essenciais e «capturado» decisores e consumidores – apresentando aquelas tecnologias como mezinhas (snake-oil) para todos os males das Organizações, «formando» utilizadores-consumidores e, sobretudo, tirando partido da Megalotimia, da Hybris e da Epitimologia, doenças que, naturalmente e com frequência, atingem todos os compradores-consumidores.
Ora, como o prudente Bom Senso aconselha, qualquer instrumento ou qualquer tecnologia pode ser bem ou mal utilizada – donde, as tecnologias, apenas, se poderem constituir em «condições necessárias», mas não em «condições necessárias e suficientes» para a obtenção, automática, de bons resultados... o que, a verificar-se, seria o novo «ovo de Colombo» da Competitividade dos Países, das Organizações e das Pessoas!
Assim, ao longo do texto, pode constatar-se como todo este ambiente Económico, Político e Social (de desenfreada propaganda mitificadora e mistificadora das tecnologias) tem impedido e preterido o estudo, rigoroso, desta problemática – nomeadamente, escamoteando os ausentes impactos positivos das tecnologias na produtividade, na eficiência e na eficácia individual, Organizacional e Social.
Finalmente, chama-se a atenção para exigências etimológicas e semânticas de expressões e conceitos que, frequentemente, são utilizados ao sabor dos interesses dos providers e dos incautos que, acriticamente, os seguem.
Internationalization of higher education institutions
Autora: Magda Sofia Resende Ferro
ISBN: 9789724078083
Ano: 2019
Editora: Almedina
Sinopse: A internacionalização assume-se atualmente como prioridade estratégica para a grande maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) a nível mundial.
Contudo, a Internacionalização ainda significa coisas diferentes para pessoas diferentes, o que leva a que muitas vezes sejam implementadas ações ad hoc, que consomem muitos recursos económicos sem contudo gerarem resultados relevantes.
Através da análise de diferentes estratégias de internacionalização bem-sucedidas, da categorização dos principais racionais e identificação e descrição das ferramentas disponíveis, foi possível desenvolver um modelo de aplicação universal o qual permite otimizar os recursos investidos maximizando o respetivo retorno, facilitando assim os processos de tomada de decisões dos gestores de IES.
Manual de diagnóstico e mudança organizacional
Autores: Aristides Isidoro Ferreira | Luís Fructuoso Martinez
ISBN: 9789728871222
Ano: 2013
Edição: 1ª Reimpressão
Editora: RH Editora
Sinopse: «Com este volume, Aristides Ferreira e Luís Martinez trazem, em suma, o tema do diagnóstico de regresso às teorias da organização e da gestão. Fazem-no de forma equilibrada: com teoria e foco prático; com um olhar sobre o futuro sem esquecer o passado; com um discurso cuidadoso mas acessível. Se o tratamento adequado depende de um bom diagnóstico, os bons diagnósticos dependem da qualidade das ferramentas conceptuais e de intervenção. Como as oferecidas neste livro, (...) particularmente adequado para gestores e técnicos, que procuram garantir às empresas onde trabalham uma gestão dinâmica, com sucesso estratégico sustentado. Também os estudantes de gestão, economia, comportamento organizacional e sociologia das organizações podem ter neste livro uma referência para estudo e para eventuais intervenções organizacionais decorrentes de actividades escolares no terreno.»
(excerto adaptado do prefácio)
Miguel Pina e Cunha - Professor Catedrático (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa)
Carlos Alves Marques - Professor Universitário

«Recomendável pelo seu rigor académico e pela sua incontornável adequação à praxis empresarial.»
André Pinto Rocha - Head of Corporate Communications (Sonae Capital)

«Um valioso incentivo à integração na gestão de métodos de diagnóstico, facilitadores do entendimento da dinâmica e da mudança organizacional.»
João Antunes - Director de Recursos Humanos (Lógica)
Marketing Internacional
Autores: Susana Cristina Lima da Costa e Silva | Raquel Meneses | José Carlos Pinho
ISBN: 9789896942748
Ano: 2018
Editora: Actual Editora
Sinopse: Escrito numa linguagem acessível e objetiva, este manual pode ser usado em cursos de pós-graduação ou formação executiva em marketing internacional, mas também por empresários, gestores e público em geral que procurem ampliar os seus conhecimentos nesta área e estar a par dos desenvolvimentos mais recentes no campo do marketing e internacionalização. O manual foi pensado tendo em vista o desenvolvimento de programas de marketing globais eficazes e orientados para a ação.
O valor da abordagem usada reside em oferecer ao leitor um quadro analítico orientado para as decisões e para o desenvolvimento e implementação de programas globais de marketing, através da exposição, análise e avaliação dos referenciais teóricos mais relevantes e das decisões práticas relacionadas com o processo de internacionalização das empresas.
Metodologia de Investigação em Ciências Económicas
Autores: Jan Jonker | Bartjan Pennink | Paulo João Marques Morgado
ISBN: 9789896943332
Ano: 2018
Editora: Actual Editora
Sinopse: Esta publicação oferece a essência da metodologia de investigação em ciências da gestão. O objetivo é obter o conhecimento necessário para fazer escolhas metodológicas bem fundamentadas e fornecer as ferramentas para desenvolver o que é referido neste livro como um design de investigação.
A metodologia é explicada por meio da Pirâmide de Investigação,que consiste nos paradigmas, metodologias, métodos e instrumentos utilizados para recolher, classificar e analisar dados. É dada especial atenção ao processo de construção de modelos conceptuais.
Este texto é apropriado para cursos de metodologia de investigação para estudantes de Mestrado e Doutoramento e também pode ser usado como parte do currículo regular de cursos como, por exemplo, Gestão de Recursos Humanos ou Filosofia da Ciência.

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