LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Livros UCE Porto > Educação

Página:
  • 1
Aprender a pensar criticamente
Autor: Gerald M. Nosich
ISBN: 9789898366146
Ano: 2011
Escolas e Consultorias
Autores: José Matias Alves | Maria do Céu Roldão
ISBN: 9789898366795
Coleção: Atas
Ano: 2015
Sinopse: Nesta publicação reúne-se um conjunto de textos inicialmente pensados e apresentados nas suas linhas mestras no I ciclo de Seminários Temáticos em Investigação em Educação (ano letivo 2013-14) – designadamente o Seminário V, dedicado às consultorias em educação e que anualmente geram o encontro interessado de centenas de professores e investigadores.
As questões relacionadas com os conceitos e modos de realizar a consultoria às escolas; a narração problematizadora de três situações concretas de práticas de consultoria ao serviço do desenvolvimento profissional e organizacional; a articulação entre avaliação externa, programa de melhoria e formação centrada na escola aliada a dinâmicas de supervisão externa e entre pares; a contração de observatório da qualidade das práticas educativas – são os temas estruturantes desta obra.
Falas dos dias que passam
Autora: Maria do Céu Roldão
ISBN: 9789898366801
Ano: 2015
Sinopse: Estas falas nasceram ao ritmo dos dias que passam. Sentidas e atravessadas pelo olhar de quem as escreve, atingido no dia a dia pela realidade das coisas – ou pelo que das coisas sonhamos e desejamos, ou muito amamos. Falas de perplexidade, de encantamento, de mágoas. Evocações imersas em memórias, esperanças, saudades, perdas e afetos. Respostas do olhar e da fala ao mundo e às pessoas que nos cruzam e atravessam todos os dias. Às vezes impulsos de revolta que a realidade em que transcorrem os dias não pode deixar de suscitar. Às vezes voz antiquíssima partilhada com muitas outras vozes. Convicções, deslumbramentos, modos de ver, tonalidades do afeto e do pensamento que nos faz humanos. Janelas à beira das quais, numas dezenas de quintas feiras à tarde, quem escreveu se deteve por instantes – a ver o mundo passar.
Gramática escolar e (in)sucesso
Autora: Ilídia Cabral
ISBN: 9789898366641
Ano: 2014
Sinopse: O problema do insucesso e do abandono escolar precoce em Portugal persiste nos dias de hoje, apesar das sucessivas políticas orientadas para a promoção do sucesso desenvolvidas nas últimas décadas do século XX. Estas políticas tiveram poucos impactos ao nível das práticas educativas, que se mantiveram reguladas pelo princípio do ensinar a todos como se todos fossem um só.
No início do século XXI, o Ministério da Educação lança, em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. Este programa abriu caminho para a emergência de projetos por parte das escolas, que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Esta obra procura compreender a forma como as escolas responderam ao desafio da reorganização escolar, estudando as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. As organizações escolares são consideradas nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais e das variáveis chave da sala de aula.
Este livro, originário numa tese de doutoramento, fornece chaves que permitem construir práticas educativas mais sucedidas, sendo, por isso, um auxiliar indispensável nos programas de melhoria das escolas.

Livros UCE Porto > Educação

Página:
  • 1