LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising

Caso já tenha registo nesta plataforma insira email e password em “Acesso”. Se não, crie novo registo.

Se não encontrar o que procura, contacte-nos: livraria.porto@ucp.pt
Caso pretenda subscrever a nossa newsletter poderá fazê-lo AQUI

Livros UCE Porto > Bioética

Página:
  • 1
Direitos do Homem e Biomedicina
Autores: Vários
ISBN: 9789725400487
Ano: 2003
Editora: UCE
Sinopse: A Convenção sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina, elaborada pelo Conselho da Europa em 1997 (também conhecida por Convenção de Oviedo), foi ratificada e promulgada em Portugal em 2001. Desta forma ganhou força de lei no nosso país, mas é ainda pouco conhecida, quando não ignorada, em largos círculos da população. O workshop de dois dias dedicado ao estudo, análise e traçado das consequências deste importantíssimo documento reuniu peritos de áreas tão diversas como a política, o direito, a filosofia, a medicina, que procederam a uma rigorosa e exaustiva análise do texto legal, o interpretaram e perspetivaram as suas consequências. Entre essas individualidades contam-se pessoas que contribuíram para a sua elaboração e aplicação, a nível europeu e português.
Ética da Vida, vitalidade da Ética
Coordenadores: J. Teixeira da Cunha | Walter Osswald
Autores: Vários
ISSN: 1997
Ano: 1997
Editora: UCE Porto
Introdução à espiritualidade e personalismo bioético...
Autores: Carlos Costa Gomes | Renato da Silveira Borges Neto
ISSN: 457708/19
Ano: 2019
Editora: Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa
Sinopse: Na sessão de apresentação do livro, Artur Santos Silva destacou a importância do autor estudado e sublinhou a relevância da obra afirmando que Daniel Serrão foi marcado por uma religiosidade e espiritualidade próprias. “Pode-se dizer sem temor que foi um indivíduo religioso com uma espiritualidade que o levava a ser sensível e humano, especialmente atento aos sofrimentos daqueles que estavam à sua volta e sempre disposto a ajudar o outro. Isso é um dado biográfico que salta aos olhos quando se lê esta obra”, referiu. No primeiro capítulo da primeira parte da obra, procura-se revelar o espaço – na Bioética, em geral, e no personalismo bioético de Daniel Serrão, em particular – que é próprio da Espiritualidade na sua relação com a Bioética. O segundo capítulo é dedicado a uma hermenêutica de conferências do Prof. Daniel Serrão que ele mesmo intitulou Espiritualidade. Na segunda parte da obra, aberta pelo terceiro capítulo, procura-se apresentar a relação entre Personalismo e Bioética em Daniel Serrão a partir do fundamento triádico no qual se assenta o pensamento do professor: metafísico, cultural e científico. O quarto e último capítulo vai na direção da construção de uma proposta ética que leva em consideração a complementaridade entre a ética personalista, das virtudes e principalista.
Notas breves de um (des)contentamento
Organização: Daniel Serrão
Comentários: Carlos da Costa Gomes
ISBN: 9789898366986
Ano: 2016
Sinopse: Atendendo aos dados das ciências sobre a questão do início de um novo ser da espécie humana, um novo ser humano, é um erro interpretar o seu desenvolvimento de forma independente e fragmentada. Mas se é verdade que as descobertas científicas, no plano da biologia, originam uma nova visão da vida e do próprio homem desde o seu início ao seu término, também é verdade que oferecem novas possibilidades para mudanças sociais. A partir de textos escritos por Daniel Serrão para o programa, de sua autoria, “Bloco de Notas” da Rádio Renascença, vamos indo, novamente, ao encontro do seu pensamento. Temas diversos e temáticas várias atravessam a tessitura deste pequeno livro. Começa-se pelo início da vida; debate-se sobre as questões fraturantes, como, por exemplo, o aborto – que ainda mantém pertinência –; discorre-se sobre as implicações e os benefícios das novas tecnologias, nomeadamente sobre a reprodução humana (clonagem, transplantes...); e reflete-se sobre o envelhecimento e a velhice, ainda que de forma breve, bem como sobre as grandes questões do fim da vida – eutanásia, suicídio assistido, tratamentos desproporcionados, interrupção de tratamentos e direitos e deveres dos doentes.
O que conhecemos quando intuímos
Autor: António Jácomo
ISBN: 9789898366627
Ano: 2014
Sinopse: A publicação “O que conhecemos quando intuímos? A problemática da intuição como interface da filosofia da ciência em Portugal”, aborda uma das mais fascinantes funções do nosso cérebro: o papel da intuição no processo da produção do conhecimento.
Durante séculos, a arquitetura do processo de conhecimento oscilou entre as ideias inatas e as ideias adquiridas ou dedutivas. O avanço na investigação das neurociências veio dar uma nova perspetiva a este debate dicotómico, procurando encontrar na perspetiva neurobiológica um processo unificador que valorize as mais variadas fontes do conhecimento. Apesar de atual e inovador, esta tentativa de unificação carece de uma fundamentação globalizante filosoficamente sustentada. É este o contributo desta publicação.
O que torna este ensaio aliciante, é a sua “perspetiva improvável”, personificada em quatro elementos essenciais:
1. A abordagem de uma questão tão complexa como a intuição pode fazer com que se ceda à tentação da construção de um discurso hermético e pouco compreensível para a maioria dos leitores.
2. Esta publicação não encarrila numa abordagem tradicionalmente asséptica, mas lança-se num tratamento do processo epistemológico no qual o “hiato gnosiológico” se converte na síntese pessoal da questão central, fazendo entrar no debate autores tão improváveis como Antero de Quental; Immanuel Kant ; Leonardo Coimbra; Karl Popper; Charles Sanders Peirce ou Fernando Gil. Um debate improvável, sem dúvida!
3. Por último, este ensaio apresenta uma proposta arrojada para o futuro do debate de uma teoria do conhecimento. Servindo-se do pensamento inovador do saudoso professor Fernando Gil, é sugerida uma possível chave de interpretação fenómeno da intuição a que chama de “conhecimento íntimo”.

Livros UCE Porto > Bioética

Página:
  • 1

Todos os Itens

Áreas