LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising

Caso já tenha registo nesta plataforma insira email e password em “Acesso”. Se não, crie novo registo.

Se não encontrar o que procura, contacte-nos: livraria.porto@ucp.pt
Caso pretenda subscrever a nossa newsletter poderá fazê-lo AQUI

Poesia > Poesia

Página:
110 anos, 110 poetas
Organização: Isabel Morujão
ISBN: 9789897463013
Ano: 2022
Editora: Universidade do Porto
Sinopse: No centésimo décimo aniversário da criação da Universidade do Porto, a ideia de assinalar com poesia esta data, que marca a primeira década do seu segundo século de existência, foi de imediato acolhida pela Vice-Reitora para a Cultura e entusiasticamente saudada pelos poetas que frequentaram esta Universidade. É este, pois, um livro especial e singular, construído com a prata da Casa, que integra nomes maiores da poesia portuguesa e também autores emergentes, a quem se deu a oportunidade de participação, mediante criteriosa escolha de um júri especialmente constituído para o efeito. A antologia que agora se edita sob a chancela da U.Porto Press tem duas dimensões fundamentais: representa as vozes poéticas atuantes e decisivas na poesia portuguesa dos séculos XX e XXI na esfera da Universidade do Porto e, por esse facto, constitui expressão desta identidade coletiva, simultaneamente singular e plural.
A cor do Adeus
Autor: José Lopes Rodrigues
ISBN: 9789892049175
Ano: 2014
Editora: Alforria
As palavras interditas, Até amanhã
Autor: Eugénio de Andrade
ISBN: 9789723716566
Ano: 2012
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: O presente volume prossegue a publicação da obra canónica de Eugénio de Andrade, tal como o poeta a estabeleceu em vida. Integra os livros «As Palavras Interditas», publicado pela primeira vez em 1951, e «Até Amanhã», de 1956. Como diz Nuno Júdice no seu prefácio, «"As Palavras Interditas" e "Até Amanhã" são livros em que se encontra, praticamente em cada poema, aquilo que fez, e faz, de Eugénio de Andrade o mais luminoso e claro dos nossos poetas do século XX.»
Canções de Inocência e de Experiência
Autor: William Blake
ISBN: 9789723719888
Ano: 2017
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Esta belíssima edição encadernada reproduz as gravuras originais realizadas por William Blake. Em conjunto com a magnífica tradução de Jorge Vaz de Carvalho — que foi totalmente revista para esta nova edição — este livro permite ao leitor a plena experiência do mistério e da beleza presente nos poemas e nas gravuras de William Blake.
Coral
Autora: Sophia de Mello Breyner Andresen
ISBN: 9789723717020
Ano: 2013
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: «Coral é o terceiro livro de poesia de Sophia de Melo Breyner Andresen. Publicado pela primeira vez em 1950, segue-se a Poesia de 1944, em Coimbra e a Dia do Mar, que saíra em Lisboa em 1947.
Este novo livro de Sophia retoma e concentra-se naquelas formas poemáticas e naqueles procedimentos e gestos retóricos, estilísticos e prosódicos que, desde o início, contribuíram para a singularização da sua obra poética.» (Manuel Gusmão). As edições de Sophia de Mello Breyner Andresen na Assírio & Alvim preservam a antiga grafia.
É agora como nunca
Coordenação: Adriana Calcanhotto
ISBN: 9789727953752
Ano: 2017
Editora: Cotovia
Sinopse: Reunir poetas, tornando parte da sua obra mais transportável, é ideia na origem desta antologia. "Em vez de levar nas férias de verão mais de quarenta livros de poesia contemporânea, levar um só."

Ao todo, 41 poetas brasileiros contemporâneos, novíssimos muitos deles. Antologia é, por definição, selecção e, neste caso, selecção "não académica e crítica".

Adriana Calcanhotto, cantautora brasileira que dispensa apresentações, diz de si própria ser leitora diletante de poesia. Mas quem já conversou com ela assegura ser Adriana uma mulher cultíssima no que à poesia diz respeito - e grande conhecedora, também, da poesia portuguesa.

Converse, leitora, leitor, com estes poetas, estas vozes que se reinventam a si próprias neste momento. É um privilégio receber das mãos de Adriana Calcanhotto este "instantâneo da poesia brasileira agora".
Elucidário de youkali
Autor: João Pedro Mésseder
ISBN: 9789722117715
Ano: 2006
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: O poder do verbo convive, quase sempre, com indissipáveis sinais de fragilidade e impoder. Que fazer ante o seu limitado alcance na representação/modelização do mundo, ou quando, além do mais, as palavras não logram esconder as cicatrizes que o uso desmedido, o mau uso lhes provocam? Que fazer senão – sonho antigo – inventar uma nova linguagem? Ou antes: novos significados para velhas palavras. Aqui e ali, apenas um significar mais dilatado, capaz de romper com o espartilho de uma semântica que a tradição, por vezes, parece ter cristalizado. Resgatá-las-á este gesto da contínua corrosão a que estão sujeitas? Ou será ele apenas admissível num país por inventar? Para que algumas palavras se não percam na voragem do desgaste (na vociferação vigente?), também há que lhes percorrer as rugas, os insuspeitados trilhos que as curvas da sua música convidam a palmilhar. É esta a quimera de Elucidário de Youkali, seguido de Ordem Alfabética, dois livros num só, em torno de um mesmo eixo: a entrega desmesurada às palavras. Doentia, dir-se-á, como todas as paixões.
Folhas Caídas e Flores sem Frutos
Autor: Almeida Garrett
ISBN: 9789720049711
Edição/reimpressão: 10-2017
Editora: Porto Editora
Sinopse: Leitura recomendada para o 11.º ano de escolaridade.

Folhas Caídas, vindas a lume em abril de 1853, e Flores sem Fruto, publicadas dezasseis anos antes, espelham a conturbada interioridade do poeta, um ser dominado por sentimentos contraditórios, dividido entre a imagem ideal do amor e a turbulência da paixão sensual.

Os poemas destas duas coletâneas, imbuídos de uma vivência erótica até então nunca confessada, constituem um marco inovador na expressão do sentimento amoroso.
Geografia III
Autora: Elizabeth Bishop
ISBN: 9789727088980
Ano: 2006
Editora: Relógio d'Água
Sinopse: Elizabeth Bishop é uma escritora norte-americana que nasceu em 1911, tendo falecido no final dos anos 70. A sua poesia completa obteve o National Book Award. "Geography III" apareceu em 1976.

Se se considerar a edição dos "Complete Poems", o conjunto "Geography III" aparece precedido de "North and South" e "Questions of Travel". O tema da viagem, do próprio conhecimento poético do espaço geográfico é, portanto, uma referência importante na obra de Bishop. O primeiro poema da edição dos seus "Complete Poems" intitula-se «The Map», o que parece tornar emblemática essa referência. "Geography III" não é mais que o terceiro momento em relação a todo um desenvolvimento que, aliás, prossegue noutros conjuntos dos referidos "Complete Poems". Eles têm por principal tema o conhecimento dos países, das paisagens, dos homens, ou dos animais que vivem em diferentes lugares, com destaque especial para o Brasil.

Os poemas deste livro, como acontece genericamente com toda a poesia de Bishop, voltam-se para o mundo exterior, sem que tenham em vista uma visão de carácter meramente realista, na medida em que ela acaba por ficar perturbada através da utilização de imagens e metáforas muitas vezes inesperadas.
Introdução à Pintura Rupestre
Autor: José Tolentino Mendonça
ISBN: 9789723722116
Ano: 2021
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Introdução à Pintura Rupestre é o novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça, exercício prodigioso de escrita. Aqui, cruzam-se as reminiscências dos lugares da infância, a figura mítica da fala, ou a sombra dos objetos perdidos no tempo.

AS GAVETAS
Uma velha cosmogonia
associava a gaveta à ferida primordial
dizendo ser o buraco por onde escoamos
gota a gota
a porção que nos coube do dilúvio

Poesia > Poesia

Página:

Todos os Itens

Áreas