LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Novidades > Novidades

Página:
  • 1
A CUF, o Azeite e as Oleaginosas. Passado, presente e futuro
Autores: CPBS – Católica Porto Bussiness School, ESB – Escola Superior de Biotécnologia
ISBN: 9789897162640
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Principia
Sinopse:
Este estudo alargado não só percorre a história de sucesso do negócio dos óleos e azeites no âmbito do grupo CUF, como se dedica a analisar pormenorizadamente as fileiras de ambos os tipos de produtos no nosso país e ainda a sua relação com as exigências do mercado atual e as necessidades dos consumidores.

Quando, aos 27 anos, Alfredo da Silva se tornou administrador da CUF, esta poderia dizer-se uma média empresa portuguesa dedicada ao fabrico e à comercialização de óleos, predominantemente a partir de sementes tropicais, que já tinha passado por diversos períodos de dificuldade. Foi sobre essa base que Alfredo da Silva construiu a obra empresarial mais notável do século XX português. Consolidou e expandiu o negócio de óleos que encontrou, antes de o diversificar para atividades relacionadas, como os adubos e o azeite. Investiu em África, nomeadamente na Guiné e em Angola, para garantir o abastecimento das suas fábricas e lançou-se no negócio dos transportes marítimos para reforçar o controlo sobre a cadeia de valor. E foi investindo as suas capacidades empresariais noutras áreas de negócio. Da atividade que empreendeu resultou a criação de milhares de postos de trabalho, enquanto demonstrava preocupações com as condições de vida dos seus trabalhadores que ainda hoje são lembradas.

Alfredo da Silva merece ainda ser homenageado por ter criado condições para que a sua obra não se esgotasse consigo. Efetivamente, depois da sua morte, a CUF continuou a crescer, afirmando-se como o principal conglomerado económico português. E foi também reconhecida como uma escola de gestores de que a economia portuguesa beneficiou bastante, muito para além da estrita atividade do grupo.

A partir de meados dos anos 80 do século passado, uma sequência de aquisições, inicialmente de escala relativamente pequena, na Alco e na Torrejana de Azeites, e depois de maior porte, na Lusol e na Nutrinveste, criaram os alicerces para um processo que continuou com investimentos ao nível da produção de matéria-prima, da extração, da refinação e da comercialização, tanto em Portugal como no exterior, que permitiram que o grupo Mello, sob a marca corporativa Sovena, se afirmasse como um dos protagonistas da indústria do azeite e dos óleos vegetais a nível mundial.
A iniciação cristã em tempos de secularização
Coordenação: António Abel Canavarro
ISBN: 9789899058002
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: UCE Porto
Sinopse: A Iniciação Cristã em Tempos de Secularização" foi o tema das Jornadas de Teologia de 2020. Tendo como ponto de partida uma das catequeses batismais do Papa Francisco, onde apresenta a importância da iniciação cristã para termos cristãos adultos na fé, os textos deste volume procuram promover a reflexão sobre esta problemática tendo em conta os desafios culturais, bíblicos, teológicos e litúrgico-pastorais que estes tempos de secularização colocam à evangelização da Igreja.
A obra e o pensamento de Ângelo Alves
Coordenação: Jorge Cunha | Maria Celeste Natário | Renato Epifânio
ISBN: 9789899058019
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: UCE Porto
Sinopse: Os textos que integram este livro foram proferidos e debatidos numa sessão de homenagem à memória do Prof. Ângelo Alves (1930-2017), na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
É grato aos coordenadores oferecer este volume ao público por diversos motivos.
Primeiramente, pela justiça da homenagem ao distinto sacerdote e académico. Ângelo Alves desenvolveu um trabalho muito meritório no ensino e na investigação da filosofia ao longo de quase cinco décadas, em diversas instituições de ensino, com destaque para a Faculdade de Teologia, no Porto.
Em segundo lugar pelo seu mérito como iniciador de uma linha de investigação, que veio a corporizar-se no Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP). À volta do CEPP ganhou corpo um encontro de investigadores oriundos de diversas instituições universitárias e de diversas orientações espirituais, que faz dele um dos lugares de diálogo entre pontos de vista, que tanta falta ainda faz para superar a crispação histórica que tem condicionado a sociedade portuguesa.
Finalmente, é justo reconhecer que os contributos incluídos neste volume representam um exercício de pensamento português e portuense que deve estimar-se a si mesmo e aumentar-se continuamente.
Sem filosofia não há pensamento crítico, nem progresso ético; não há cidadania livre, nem democracia. É uma certa ideia de universidade aberta a todas as dimensões do humano que aqui quisemos experimentar e que se partilha, modestamente, com o público que se dispuser ao esforço do conceito, tão necessário aos dias que correm.
Do lado de cá da meia noite - atravessar a crise
Autor: D. António Couto
ISBN: 9789723021929
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Paulus Editora
Sinopse: Escrevo agora este pequeno livro, que reúne seis ensaios que julgo significativos para ajudar a viver com
esperança, e com esperança superar a crise pandémica que atravessamos e que nos aperta o peito e a garganta,
cortando-nos a alegria e a respiração. Crise pandémica e crise de alma. Urge que a notícia de um Deus e Pai
sensibilíssimo, que amorosamente vem ao encontro dos seus filhos para nos retirar do «confinamento» e nos fazer subir para uma terra «boa e espaçosa» (cf. Ex 3,8; Sl 118,5), linguagem que a Bíblia conhece e regista desde há muito tempo, irrigue a terra dura da nossa humanidade e derrube as portas blindadas da autossuficiência do nosso orgulhoso “eu”, enclausurado dentro das paredes dos seus determinismos cegos: eu penso, eu decido, eu quero, eu posso, eu compro, eu, eu, eu…
Estudos de Arrendamento Urbano Vol II
Autores: José Carlos Brandão Proença | Agostinho Cardoso Guedes | Ana Isabel Afonso | Isabel Menéres Campos
ISBN: 9789898835932
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora . Porto
Sinopse: O direito real de habitação duradoura como alternativa ao arrendamento habitacional e a soluções híbridas como o arrendamento com opção de compra ou a locação financeira imobiliária · José Carlos Brandão Proença
Direito de preferência do inquilino urbano na venda ou dação em cumprimento do imóvel arrendado - As alterações legislativas produzidas pela Lei n.º 64/2018, de 29 de outubro · António Agostinho Guedes
Aplicabilidade do instituto da alteração de circunstâncias ao contrato de arrendamento urbano - O renovado interesse do tema em consequência da pandemia COVID-19 · Ana Isabel Afonso
Revisitando o Regime Jurídico das Obras em Prédios Arrendados (RJOPA) · Isabel Menéres Campos
Market and Competition Law Review Vol5/Nº1/04-21
Autor: Vários
Referência: L-2184-0008/04-21
Ano: 2021
Sinopse:
EDITORIAL
ARTICLES
Accountability of Algorithms in Data Management of Data Subjects and Business Users
Davide Mula

The Economics of the German Investigation of Facebook's Data Collection
Oliver Budzinski, Marina Grusevaja and Victoriia Noskova

Economic Dependence in Digital Markets: EU Remedies and Tools
Silvia Scalzini

Financial Technology and Regulation: The Competitive Impact of Open Banking
Oscar Borgogno and Antonio Manganelli

Offering Zero-Rated Content in the Shadow of Net Neutrality
Giuseppe Colangelo and Valerio Torti

LEGISLATION REVIEWS AND CASE COMMENTS
Hub-and-Spoke Agreements and Tacit Collusion: Recent National Decisions and the Competition Market Authority Paper on Algorithms, Competition, and Consumer Harm
Sofia Oliveira Pais

BOOK REVIEW
Chinese State Owned Enterprises and EU Merger Control -
Alexandr Svetlicinii
Marta Teixeira Pires

Legal Challenges of Big Data - Edited by Joe Cannataci, Valeria Falce and Oreste Pollicino
Sílvia Bessa Venda
Nós, Os Romanov
Autor: Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich
ISBN: 9789899054134
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Alma dos livros
Sinopse: A mais poderosa e polémica família imperial dos tempos modernos deixou de governar a Rússia há mais de um século. Ao compilar as suas memórias das cinco décadas que antecederam a fatídica revolução de fevereiro de 1917, o Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich, membro da poderosa família Romanov, oferece-nos um olhar privilegiado sobre os derradeiros dias do Império Russo e sobre a tragédia que envolveu a família.

Aleksandr era primo, cunhado, conselheiro e amigo íntimo do Czar Nikolai II (cresceram juntos). Partilhou com ele alguns dos momentos mais decisivos da História. Nós, Os Romanov é um relato fascinante, um testemunho em primeira mão dos últimos dias do império. O grão-duque, homem inteligente e equilibrado, foi capaz de descrever um pedaço da História extremamente importante de uma perspetiva honesta e privilegiada que, de outra forma, teria sido perdida.
O Crime Negligente - A Negligência do Médico
Autora: Maria Paula Ribeiro de Faria
ISBN: 9789898835925
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora . Porto
Sinopse: Este livro começa por constituir uma tentativa de estruturar o crime negligente em moldes distintos daqueles que são tradicionalmente seguidos pela teoria do duplo escalão que divide a análise das circunstâncias de atuação do agente em dois patamares: do ilícito e da culpa. Efetivamente estamos convencidos de que é mais fácil, sem perverter o respeito pelo princípio da legalidade e a divisão categorial entre ilícito e culpa, afirmar o ilícito tendo presentes todas as circunstâncias internas e externas de atuação do agente à luz de um critério de exigibilidade e razoabilidade objetiva e social. A culpa mantém-se como juízo de censura pelo facto praticado, fundamento da pena e seu limite. A partir desta premissa, de natureza mais técnica, aprofundamos algumas questões específicas da negligência do médico, como a relação entre o seu erro e a definição de negligência, os vários tipos de erro médico, e a responsabilidade pelo trabalho em equipa. Propomos a regulação específica da negligência do médico onde afete a vida ou a integridade física do doente, e a despenalização da negligência ligeira, pelo menos, nos casos de ofensa à integridade física simples, de acordo com o princípio da subsidiariedade da punição da negligência e da intervenção do direito penal. Por último, passam-se em revista as sanções previstas pelo ordenamento jurídico-penal para a negligência do médico, e as decisões do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem nesta matéria.
O Reino
Autor: Emmanuel Carrère
ISBN: 9789896715434
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: Tinta da China
Sinopse: O Reino conta a história dos primórdios do cristianismo e de como dois homens, Paulo e Lucas, transformaram uma pequena seita de judeus, liderados pelo seu messias crucificado, numa religião que em três séculos minou o Império Romano e depois conquistou o mundo, tornando-se um enorme e perene sucesso.

Pela mão de Emmanuel Carrère, acedemos ao mundo mediterrânico do Século I, numa trama histórica habilmente entretecida (afinal, não havia assim tanto sossego nos domínios da pax romana…), que é ao mesmo tempo uma meditação sobre o que é verdadeiramente o cristianismo, e em que medida nos interpela ainda hoje, crentes e não-crentes. Tal como em todos os seus livros desde O Adversário, o autor envolve-se totalmente nesta história, com a sua reconhecida honestidade e recusa de autocensura. Carrère foi um cristão fervoroso, um católico praticante, talvez até num grau excessivo, até deixar de crer. Assim, é a sua própria história que reconhecemos mais uma vez como pano de fundo, com todas as suas angústias e questionamentos, enquanto constrói um livro divertido e sério, animado e introspectivo, erudito e mundano.
Tancho
Autor: Luciano Lozano
ISBN: 9788417440824
Ano: 2021
Edição: 1ª
Editora: AKIARA
Sinopse: Com as primeiras neves chegavam os grous aos pântanos da ilha de Hokkaido, no Japão. Da sua janela, o Tancho observava a estranha dança daquelas aves. Num inverno, porém, apareceu apenas um casal de grous... Inspirado numa história real, este livro convida-nos a viver em profunda harmonia com o mundo animal.

Novidades > Novidades

Página:
  • 1