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Livros Economia e Gestão > Economia e Gestão

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Boomerang
Autor: Michael Lewis
ISBN: 9789892319568
Ano: 2012
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Durante dois anos, o jornalista americano Michael Lewis viajou de um extremo ao outro da Europa, de uma Islândia falida a uma Grécia em chamas. E, ao caminhar sobre as ruínas do Velho Continente, descobriu o mesmo denominador comum em todos os países: a ganância. Os pescadores islandeses, habituados a arriscar a vida no alto mar, decidiram tornar-se banqueiros de um dia para o outro - e caíram na sua própria rede. Os gregos, moldados por décadas de nepotismo e corrupção, reformaram-se aos 55 anos, sem nunca terem pagado impostos. Os irlandeses, após séculos de pobreza, investiram em massa na compra alucinada de casas - e o mercado implodiu. Até os cautelosos alemães, ao investirem na queda de todos os outros, se viram de repente com uma conta absurda para pagar. Cada um desses países, à sua maneira, desbaratou uma década de dinheiro fácil. E em cada um deles, Michael Lewis descobriu histórias para contar; casos incrivelmente reais (como o dos monges gregos estupidamente ricos), que ilustram uma era que agora chega ao fim. Com uma lucidez rara, levou-nos a compreender, como nunca antes, o estado a que chegou a Europa.
Como chegar a Líder
Coordenadores: Isabel Canha | Maria Serina
ISBN: 9789899948747
Ano: 2017
Editora: Redcherry
Sinopse: Convidámos 62 profissionais para colaborar neste livro Como Chegar a Líder – CEO, gestores, empresários, empreendedores, especialistas em Recursos Humanos, coaches e académicos -, criteriosamente selecionados para que os seus contributos sejam uma mais-valia para a nova geração que ambiciona chegar à liderança das empresas, sem perder de vista o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

Numa linguagem muito direta e objetiva, os textos estão recheados de conselhos muito práticos para que num primeiro momento provoquem a reflexão e de seguida incentivem à ação.

Um guia útil para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, mas também para os mais experientes que procuram a forma mais equilibrada de ter sucesso.
Informação & Sistemas de Informação
Autor: Almiro de Oliveira
ISBN: 9789895611966
Ano: 2021
Editora: Edições Sílabo
Sinopse: Ao longo dos séculos, a problemática da Informação sempre constituiu motivo de preocupações, para quem tinha que decidir sobre o seu comportamento, na sua actividade, no contexto das Organizações, ou na actividade Política ou Social.
De entre muitas razões que se poderão aduzir para justificar tais preocupações, ressaltam, naturalmente, a natureza económica da Informação, o facto de a Informação poder ser fonte de vantagem competitiva individual ou Organizacional e, não menos importante, a Informação poder constituir fonte de Conhecimento e de Poder – que do seu domínio e da sua instrumentalização podem resultar.
A partir dos anos setenta do século passado, a emergência de modernas Tecnologias da Informação e da Comunicação aceleraram todo o processo de recolha, tratamento, memorização, acesso e transmissão dos Dados e da Informação, com um grande impacto na eliminação (total ou parcial) das variáveis, fundamentais, do desempenho individual e Organizacional, como são o espaço e o tempo – tendo surgido a Informática (em 1966) como Ciência do tratamento automático da Informação e toda uma outra panóplia de tecnologias, (computadores, telecomunicações, Internet) com impactos decisivos no processo informacional e decisional, no contexto da Vida Humana e, nomeadamente, na vida das Organizações.
Acresce que a força dominadora e enformadora dos fornecedores de Tecnologias da Informação e da Comunicação tem adulterado conceitos essenciais e «capturado» decisores e consumidores – apresentando aquelas tecnologias como mezinhas (snake-oil) para todos os males das Organizações, «formando» utilizadores-consumidores e, sobretudo, tirando partido da Megalotimia, da Hybris e da Epitimologia, doenças que, naturalmente e com frequência, atingem todos os compradores-consumidores.
Ora, como o prudente Bom Senso aconselha, qualquer instrumento ou qualquer tecnologia pode ser bem ou mal utilizada – donde, as tecnologias, apenas, se poderem constituir em «condições necessárias», mas não em «condições necessárias e suficientes» para a obtenção, automática, de bons resultados... o que, a verificar-se, seria o novo «ovo de Colombo» da Competitividade dos Países, das Organizações e das Pessoas!
Assim, ao longo do texto, pode constatar-se como todo este ambiente Económico, Político e Social (de desenfreada propaganda mitificadora e mistificadora das tecnologias) tem impedido e preterido o estudo, rigoroso, desta problemática – nomeadamente, escamoteando os ausentes impactos positivos das tecnologias na produtividade, na eficiência e na eficácia individual, Organizacional e Social.
Finalmente, chama-se a atenção para exigências etimológicas e semânticas de expressões e conceitos que, frequentemente, são utilizados ao sabor dos interesses dos providers e dos incautos que, acriticamente, os seguem.
Internationalization of higher education institutions
Autora: Magda Sofia Resende Ferro
ISBN: 9789724078083
Ano: 2019
Editora: Almedina
Sinopse: A internacionalização assume-se atualmente como prioridade estratégica para a grande maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) a nível mundial.
Contudo, a Internacionalização ainda significa coisas diferentes para pessoas diferentes, o que leva a que muitas vezes sejam implementadas ações ad hoc, que consomem muitos recursos económicos sem contudo gerarem resultados relevantes.
Através da análise de diferentes estratégias de internacionalização bem-sucedidas, da categorização dos principais racionais e identificação e descrição das ferramentas disponíveis, foi possível desenvolver um modelo de aplicação universal o qual permite otimizar os recursos investidos maximizando o respetivo retorno, facilitando assim os processos de tomada de decisões dos gestores de IES.
Metodologia de Investigação em Ciências Económicas
Autores: Jan Jonker | Bartjan Pennink | Paulo João Marques Morgado
ISBN: 9789896943332
Ano: 2018
Editora: Actual Editora
Sinopse: Esta publicação oferece a essência da metodologia de investigação em ciências da gestão. O objetivo é obter o conhecimento necessário para fazer escolhas metodológicas bem fundamentadas e fornecer as ferramentas para desenvolver o que é referido neste livro como um design de investigação.
A metodologia é explicada por meio da Pirâmide de Investigação,que consiste nos paradigmas, metodologias, métodos e instrumentos utilizados para recolher, classificar e analisar dados. É dada especial atenção ao processo de construção de modelos conceptuais.
Este texto é apropriado para cursos de metodologia de investigação para estudantes de Mestrado e Doutoramento e também pode ser usado como parte do currículo regular de cursos como, por exemplo, Gestão de Recursos Humanos ou Filosofia da Ciência.
O credor toca sempre duas vezes
Autor: Nuno da Costa Silva Vieira
ISBN: 9789896264536
Ano: 2013
Editora: Esfera dos Livros
Sinopse: Primeiro guia para evitar a insolvência, com casos reais, dicas e conselhos jurídicos que podem ajudar a evitar a insolvência pessoal ou de empresas, ou ajudar no processo complicado, caso já se encontre nessa situação. Como lidar com credores, evitar que o salário seja penhorado, renegociar dívidas e estabelecer metas.
Portugal, a economia de uma nação rebelde
Autor: José Manuel Félix Ribeiro
ISBN: 9789897020988
Ano: 2014
Editora: Guerra & Paz
Sinopse: Com a democracia fizemos escolhas. As escolhas fundadoras da nossa jovem democracia, os choques externos sobre a nossa economia e as preferências europeias acabaram por interagir imprimindo uma dinâmica à nossa vida económica e social que puseram Portugal de joelhos.
Portugal é um dos «elos mais fracos do sistema do euro». As deficiências na criação do euro converteram-nos num alvo de sucessivos ataques dos mercados financeiros, a que sucumbimos aumentando a nossa dívida externa e reduzindo drasticamente a nossa liberdade de acção presente e futura.
Temos de rever as nossas escolhas fundadoras: é preciso mudar o modelo económico e social; é preciso alterar o nosso compromisso europeu.

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