LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising

Caso já tenha registo nesta plataforma insira email e password em “Acesso”. Se não, crie novo registo.

Se não encontrar o que procura, contacte-nos: livraria.porto@ucp.pt
Caso pretenda subscrever a nossa newsletter poderá fazê-lo AQUI

Livros UCE Lisboa > Educação

Página:
  • 1
A Escola XXI
Autores: José Lagarto | António Andrade
ISBN: 9789725402665
Ano: 2010
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: Num momento de sedimentação do Plano Tecnológico da Educação, nas suas diferentes vertentes, o lançamento de uma compilação de sínteses de investigações associadas à temática das tecnologias da informação e comunicação na Escola revela-se de uma pertinência elevada.

O conjunto de textos seleccionados reflecte, de algum modo, o que hoje os professores já conseguem fazer no âmbito da implementação das TIC nos processos de aprendizagem, mesmo ainda na fase inicial de apetrechamento das nossas escolas.

O rigor dos textos e das investigações leva a concluir que cada vez mais há condições efectivas de disseminação das ferramentas informáticas pelos estabelecimentos de ensino. No entanto também se mostra que sem uma efectiva política de formação de professores pouco servirá o apetrechamento e investimentos massivos feitos na tecnologia. Essa formação terá necessariamente de ir para além do domínio das competências das ferramentas informáticas triviais ou da Web 2.0, mas pela aquisição de competências no domínio das estratégias de aprendizagem com TIC.

A viagem se que faz ao longo dos textos leva-nos desde as questões das vantagens do e-learning em regimes presenciais até à utilização das tecnologias no interior da sala de aula passando pelas virtualidades da existência de portais escolares.

Estas sínteses constituem exemplos de práticas reais, capazes de servirem de modelos e poderem ser replicadas noutros contextos, após adequada reflexão e com as devidas adaptações.
Estudos de Práticas de Gestão do Currículo
Autora: Maria do Céu Roldão
ISBN: 9789725400982
Ano: 2005
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: O livro que agora se apresenta corresponde a um trabalho conjunto de uma equipa de investigação do Instituto de Educação da Universidade Católica constituída por professores dos vários níveis de ensino, dos quais vários aqui realizaram as suas dissertações de mestrado, e que viveram nas escolas os ventos da chamada "mudança"- um dos muitos conceitos abusivamente esvaziados na nossa linguagem corrente - que a partir sobretudo da década de 90 do século passado fez mexer as lógicas dos sistemas educativos em todo o mundo. (...)

O eixo central deste projecto foi, deliberadamente bicéfalo: de um lado a compreensão e estudo da mudança de orientação na gestão curricular dos sistemas educativos a nível internacional, como consequência da massificação e prolongamento da escolaridade e da diversificação crescente das populações; do outro a interrogação das práticas de escolas e professores neste contexto, à luz da crescente exigência de qualidade da aprendizagem obtida e da sua mobilização eficaz. (...)
Na Rota da Sociedade do Conhecimento As TIC na Esc
Autor: José Reis Lagarto
ISBN: 9789725401781
Ano: 2007
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: As investigações que se têm realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, têm demonstrado valor suficiente para que se promova a sua divulgação alargada.

Estamos cientes que a apresentação em livro dos artigos resultantes das Jornadas Pedagógicas do Mestrado, realizadas em 22 de Setembro de 2006, pode funcionar como um catalizador de ideias e estratégias, favorecendo o multiplicar de experiências de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em favor das aprendizagens dos alunos.

A Escola de hoje não se pode alhear da forma como a Sociedade se organiza e das ferramentas que utiliza. Assim, é importante que no seu seio se fomente a utilização destas tecnologias, privilegiando estratégias concebidas localmente e adequadas aos contextos existentes.

Apesar de ser um primeiro e imprescindível passo, não basta ter equipamentos disponíveis nas escolas. Sem vontade, sem conhecimento, sem esforço e sem o desejo de trilhar novos caminhos, dificilmente conseguiremos colocar a Escola na Rota da Sociedade da Informação.

Por isso nos decidimos colocar este desafio - construir em conjunto o conhecimento que nos permita ter uma Escola melhor.
Teses, relatórios e trabalhos escolares, 10ª ed.
Autor: Mário Azevedo
ISBN: 9789725407622
Ano: 2021
Edição: 10ª
Editora: UCE - Lisboa
Sinopse: O presente livro pretende reunir um conjunto de orientações que visam ajudar os estudantes na apresentação de relatórios de investigação ou na realização de outros trabalhos escolares escritos. Tais orientações podem igualmente ser úteis na elaboração das teses de mestrado e doutoramento. Para aqueles que já esqueceram a gramática portuguesa ou por ela passaram sem prestar atenção, juntam-se ainda as regras de acentuação e pontuação.

Livros UCE Lisboa > Educação

Página:
  • 1

Todos os Itens

Áreas