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Livros Educação > Educação

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A Desqualificação Social
Autor: Serge Paugam
ISBN: 9789720348562
Ano: 2006
Edição: 1ª
Editora: Porto Editora
Sinopse: Serge Paugam traz-nos com este livro uma desassombrada e ao mesmo tempo meticulosa desmistificação do universo do trabalho social. Consegue-o não só pela pertinência das descrições da complexidade objectiva dos fenómenos de exclusão que nos vai apresentando, como também pela interpelação sem quaisquer tabus que faz dos comportamentos daqueles que são mais ou menos beneficiários das intervenções sociais.
Toda esta frente interpretativa apoia-se, entretanto, numa categorização operacional, a qual, apesar da abstracta conceptualização em que assenta, faz desfilar perante o leitor uma tremendamente realista e personificada série de testemunhos vivenciais.
Com este trabalho de investigação, revelador de uma grande experiência prática e de uma enorme maturidade científica, passamos a ser detentores de uma plataforma crítica que nos permite, sem cairmos num derrotismo primário e desmobilizador, lançarmos um olhar desassombrado sobre o trabalho social e as respectivas políticas sectoriais. Ou seja, podemos ultrapassar, assim, quer os exageros militantes de que, por vezes, enfermam os projectos de solidariedade, imbuídos de um idealismo ideológico, quer o pessimismo com que frequentemente, por seu turno, um pretenso realismo do senso comum pretende atingir aqueles e, deste modo, dar guarida a um individualismo atávico.
A excelencia académica na escola pública portuguesa
Organização: Leonor L. Torres | José A. Palhares
ISBN: 9789898151476
Ano: 2017
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Apesar de a excelência académica ser na atualidade um eixo central da política educativa em Portugal e na Europa, pouco se tem investigado sobre este tópico. Os resultados difundidos nesta obra procuram evidenciar quais os principais fatores que promovem percursos de excelência. A realidade educativa portuguesa tem vindo a desenvolver-se ancorada na influência desta mesma agenda, quer através da reconfiguração dos valores democráticos do sistema público de educação (igualdade, inclusão e cidadania), quer pela promoção de múltiplos dispositivos de controlo, de monitorização dos resultados e de racionalização de recursos.
De que forma as escolas concretizam a sua missão? De que forma usam a sua margem de autonomia relativa para responder às pressões do Estado e do mercado?
Assimetrias de Género: ensino e liderança educativa
Autora: Ana Maria Correia
ISBN: 9789898151070
Ano: 2009
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: A autora coloca à disposição do leitor uma obra de inegável qualidade, pertinência e actualidade. Este objecto de estudo é examinado com base num quadro teórico-conceptual marcadamente sociológico, recorrendo em particular à sociologia das profissões, à sociologia da educação e à sociologia das organizações. Trata-se de um excelente exercício de sistematização teórica, bem fundamentado, actual, onde, não obstante manifestar de forma clara as suas preferências teórico-conceptuais e as orientações que alinham toda a investigação, a autora dá conta ao leitor das diferentes perspectivas com que os temas podem ser abordados, mesmo daquelas cuja discordância é patente (adaptado de Jorge Adelino Costa)

Para levantar questões em torno das relações de género, das relações de poder, do feminismo, da liderança, da educação e dos papéis sociais,numa cultura profundamente marcada pelas diferenças de género e em que as mulheres estão subordinadas aos homens em múltiplos aspectos, é necessário não só coragem e perseverança mas também uma atitude destemida. As histórias das mulheres macaenses, o que lhes vai na alma, os seus percursos de vida, o silêncio a que são impelidas, a dificuldade das decisões e a atmosfera opressiva que as envolve estão por investigar. Neste sentido, o trabalho da autora presta um grande contributo nesta área. (adaptado de Keith Morrison)
Autonomia da escola pública em Portugal
Autores: João Formosinho | António Sousa Fernandes | Joaquim Machado | Henrique Ferreira
ISBN: 9789898151193
Ano: 2011
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Esta importante obra permite-nos interrogar (…) se bastará acreditarmos na importância do reforço da participação de um amplo leque de actores sociais na “vida” das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisão e da territorialização das políticas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto “construção social” e legislar em conformidade, para que as políticas e as práticas político-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.
Autonomia e Flexibilidade Curricular
Autora: Ariana Cosme
ISBN: 9789720340382
Ano: 2018
Edição: 1ª
Editora: Porto Editora
Sinopse: Esta é uma obra que pretende disponibilizar às professoras e aos professores portugueses um instrumento que lhes permita construir as suas próprias iniciativas e projetos, no âmbito dos desafios educativos para os quais são convocados por via da promulgação do Decreto-Lei n.º 55/2018.

Trata-se de um livro onde se propõe uma reflexão inicial sobre os fundamentos curriculares e pedagógicos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em função dos quais se possam compreender alguns dos desafios e exigências relacionados com o processo de operacionalização deste projeto. A segunda parte está mais focalizada em propostas e estratégias de ação, adquirindo uma maior relevância, quer o processo de construção dos DAC, quer a abordagem da Pedagogia do Projeto, das Comunidades de Aprendizagem e da Avaliação (como condição do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas), quer as estratégias que possam contribuir para promover e estimular a cooperação docente.
Crianças SIM
Autores: Siegel, Daniel J. & Bryson, Tina Payne
ISBN: 9789892345604
Ano: 2019
Edição: 1ª
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Dos autores de Disciplina Sem Dramas chega-nos o guia indispensável para trabalhar a capacidade inata e resiliência e criatividade dos seus filhos.

Sempre que há um conflito potencial - desligar o telemóvel, fazer os trabalhos de casa, comer os “verdes”, ir para a cama -muitas crianças tendem a responder negativamente. Ou seja, em vez de se mostrarem recetivas, tornam-se reativas. É aquilo a que o Prof. Dr. Daniel J. Siegel (psiquiatra) e a Dra. Tina Payne Bryson (psicoterapeuta) chamam uma resposta de Cérebro Não.
Tudo isso é natural, sobretudo até aos três anos. No entanto é possível, ainda antes dessa idade, começar a ensinar os nossos filhos a terem uma atitude de abertura e curiosidade. Quando as crianças trabalham o Cérebro Sim, estão mais abertas a arriscar e a explorar. São mais curiosas e imaginativas. Desenvolvem melhores relações e dão respostas mais eficazes a contratempos.
No livro Crianças Sim, os autores fornecem aos pais as competências, guiões e atividades que lhes permitirão ajudar os filhos, de todas as idades, a entrarem mais facilmente no estado “Sim”.
Um Cérebro Sim é ativo, aberto e disponível para se adaptar ao ambiente e mudar de rumo, mantendo a alegria típica dos miúdos.
Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e ...
Autores: Manuel Alves Rodrigues | Carlos Santos Ferreira | Ana Maria Pereira
ISBN: 9789728485696
Ano: 2006
Editora: Formasau
Sinopse: A característica fundamental dos humanos manifesta-se por duas actividades principais: uma elaboração cuidada dos dados da situação e/ou da tarefa a levar a efeito e, simultaneamente, uma adequada atribuição de significação, orientada para a acção a desenvolver. Acção esta que pode ter por objectivo uma intervenção profissional ou uma pesquisa de fundo a desenvolver ou, ainda, uma simples hipótese a formular ou reformular. Ambas, a elaboração e a significação, expressam-se em actualização das potencialidades pessoais perante as circunstâncias, adentro das rotas do quotidiano, em termos de rotina e de ruptura. Na certeza de que nunca a rotina prevalece sobre a ruptura, nem a ruptura sobre a rotina. Com efeito, rotina sem ruptura é estagnação-paragem na repetição, do mesmo modo que a ruptura sem rotina é desenraizamento-paragem no desenvolvimento. Acima de tudo, só e sempre o desenvolvimento pessoal ao longo duma aprendizagem construída.

Uma breve explicitação, a partir duma tão interessante como exigente iniciativa.

Esta a fórmula simples duma iniciativa inovadora, apoiada numa reflexão informada, aplicada a uma observação técnica sobre uma etapa do desenvolvimento humano, um pouco negligenciada ou esquecida pelos cultores da Ciência do humano, num momento privilegiado que é o Ensino Superior enquanto preparação directa para uma actividade profissional. Acresce que se trata duma actividade profissional de incidência directa sobre a saúde, directamente orgânica.

A fortiori não se pode esquecer quando se trata duma intervenção directa sobre a saúde pessoal, englobando a dita «orgânica» e a dita «mental» numa unidade experiencial e experienciada, fundamental para uma atitude de alegria confiante ao longo do existir.
Droga e propinas, avaliaçao de impacto legislativo
Coordenação: Ricardo Gonçalves
ISBN: 9789898424723
Ano: 2012
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Sinopse: Pretende-se avaliar o impacto de duas leis: a Lei n.º 37/2003 de 22 de Agosto, ou “Lei do Financiamento do Ensino Superior” e a Lei n.º 30/2000 de 29 de Novembro, dita “Lei da Droga”, aplicando a metodologia recomendada pela Comissão Europeia. O objectivo destas avaliações é o de identificar e quantificar os respectivos custos e benefícios observados após a introdução da lei e compará-los com um cenário alternativo e hipotético de não implementação das respectivas leis. A avaliação legislativa é uma importante ferramenta que permite aos policy makers avaliar os custos e benefícios esperados de um determinado acto legislativo.
Droga e propinas, avaliaçao de impacto legislativo (resumo)
Coordenação: Ricardo Gonçalves
ISBN: 9789898424730
Ano: 2012
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Sinopse: Pretende-se avaliar o impacto de duas leis: a Lei n.º 113/97, de 16 de Setembro, ou “Lei do Financiamento do Ensino Superior” e a Lei n.º 30/2000 de 29 de Novembro, dita “Lei da Droga”, aplicando a metodologia recomendada pela Comissão Europeia. O objectivo destas avaliações é o de identificar e quantificar os respectivos custos e benefícios observados após a introdução da lei e compará-los com um cenário alternativo e hipotético de não implementação das respectivas leis. A avaliação legislativa é uma importante ferramenta que permite aos policy makers avaliar os custos e benefícios esperados de um determinado acto legislativo.
Educação, Estado e Sociedade: que estratégia de ensino em Po
Autor: Francisco Vieira e Sousa
ISBN: 9789898151155
Ano: 2009
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Educar uma criança ou um jovem é dar-lhe recursos físicos, espirituais, intelectuais e emocionais que lhe permitam realizar-se plenamente como pessoa. A busca do caminho de realização pessoal de cada um só tem sentido se for feita em liberdade, entendida esta como capacidade de optar perante a experiência da realidade que nunca cessamos de descobrir ao longo da vida. Por isso, educar é educar para a liberdade. E educar para a liberdade exige educar em liberdade. Este primeiro volume da Colecção FLE encerra um importante contributo para a reflexão que deve sustentar essa mudança. Uma reflexão e debate público que se espera construtivo e mobilizador, face à dimensão dos desafios com que o sistema de ensino se depara e o seu reflexo no futuro do país.

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