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Livros Educação > Educação

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A Desqualificação Social
Autor: Serge Paugam
ISBN: 9789720348562
Ano: 2006
Edição: 1ª
Editora: Porto Editora
Sinopse: Serge Paugam traz-nos com este livro uma desassombrada e ao mesmo tempo meticulosa desmistificação do universo do trabalho social. Consegue-o não só pela pertinência das descrições da complexidade objectiva dos fenómenos de exclusão que nos vai apresentando, como também pela interpelação sem quaisquer tabus que faz dos comportamentos daqueles que são mais ou menos beneficiários das intervenções sociais.
Toda esta frente interpretativa apoia-se, entretanto, numa categorização operacional, a qual, apesar da abstracta conceptualização em que assenta, faz desfilar perante o leitor uma tremendamente realista e personificada série de testemunhos vivenciais.
Com este trabalho de investigação, revelador de uma grande experiência prática e de uma enorme maturidade científica, passamos a ser detentores de uma plataforma crítica que nos permite, sem cairmos num derrotismo primário e desmobilizador, lançarmos um olhar desassombrado sobre o trabalho social e as respectivas políticas sectoriais. Ou seja, podemos ultrapassar, assim, quer os exageros militantes de que, por vezes, enfermam os projectos de solidariedade, imbuídos de um idealismo ideológico, quer o pessimismo com que frequentemente, por seu turno, um pretenso realismo do senso comum pretende atingir aqueles e, deste modo, dar guarida a um individualismo atávico.
A excelencia académica na escola pública portuguesa
Organização: Leonor L. Torres | José A. Palhares
ISBN: 9789898151476
Ano: 2017
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Apesar de a excelência académica ser na atualidade um eixo central da política educativa em Portugal e na Europa, pouco se tem investigado sobre este tópico. Os resultados difundidos nesta obra procuram evidenciar quais os principais fatores que promovem percursos de excelência. A realidade educativa portuguesa tem vindo a desenvolver-se ancorada na influência desta mesma agenda, quer através da reconfiguração dos valores democráticos do sistema público de educação (igualdade, inclusão e cidadania), quer pela promoção de múltiplos dispositivos de controlo, de monitorização dos resultados e de racionalização de recursos.
De que forma as escolas concretizam a sua missão? De que forma usam a sua margem de autonomia relativa para responder às pressões do Estado e do mercado?
Aprender a Educar: guia para pais e educadores
Autores: Luísa Campos | Lurdes Veríssimo [org.]
ISBN: 9789898151162
Ano: 2010
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Esta obra foca-se em temas específicos, que procuram contribuir para a reflexão sobre a tarefa, provavelmente a mais difícil, que enfrentamos ao longo das nossas vidas: Educar.
De cariz teórico-prático apresenta, em cada capítulo, um breve enquadramento teórico, estratégias práticas que cada família poderá implementar em função das suas características e necessidades quotidianas e, finalmente, recomendações de leitura para aprofundamento dos respectivos temas. Este é, assim, um livro para se ir lendo e relendo, num processo de constante reflexão e construção…
Assimetrias de Género: ensino e liderança educativa
Autora: Ana Maria Correia
ISBN: 9789898151070
Ano: 2009
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: A autora coloca à disposição do leitor uma obra de inegável qualidade, pertinência e actualidade. Este objecto de estudo é examinado com base num quadro teórico-conceptual marcadamente sociológico, recorrendo em particular à sociologia das profissões, à sociologia da educação e à sociologia das organizações. Trata-se de um excelente exercício de sistematização teórica, bem fundamentado, actual, onde, não obstante manifestar de forma clara as suas preferências teórico-conceptuais e as orientações que alinham toda a investigação, a autora dá conta ao leitor das diferentes perspectivas com que os temas podem ser abordados, mesmo daquelas cuja discordância é patente (adaptado de Jorge Adelino Costa)

Para levantar questões em torno das relações de género, das relações de poder, do feminismo, da liderança, da educação e dos papéis sociais,numa cultura profundamente marcada pelas diferenças de género e em que as mulheres estão subordinadas aos homens em múltiplos aspectos, é necessário não só coragem e perseverança mas também uma atitude destemida. As histórias das mulheres macaenses, o que lhes vai na alma, os seus percursos de vida, o silêncio a que são impelidas, a dificuldade das decisões e a atmosfera opressiva que as envolve estão por investigar. Neste sentido, o trabalho da autora presta um grande contributo nesta área. (adaptado de Keith Morrison)
Autonomia da escola pública em Portugal
Autores: João Formosinho | António Sousa Fernandes | Joaquim Machado | Henrique Ferreira
ISBN: 9789898151193
Ano: 2011
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Esta importante obra permite-nos interrogar (…) se bastará acreditarmos na importância do reforço da participação de um amplo leque de actores sociais na “vida” das escolas, na janela de oportunidade que constitui a abertura da escola à comunidade, nas virtualidades da descentralização do poder de decisão e da territorialização das políticas educativas, se bastará acreditarmos na escola enquanto “construção social” e legislar em conformidade, para que as políticas e as práticas político-administrativas passem a ser outras e caminhar claramente no sentido da autonomia e responsabilidade desejadas.
Autonomia e Flexibilidade Curricular
Autora: Ariana Cosme
ISBN: 9789720340382
Ano: 2018
Edição: 1ª
Editora: Porto Editora
Sinopse: Esta é uma obra que pretende disponibilizar às professoras e aos professores portugueses um instrumento que lhes permita construir as suas próprias iniciativas e projetos, no âmbito dos desafios educativos para os quais são convocados por via da promulgação do Decreto-Lei n.º 55/2018.

Trata-se de um livro onde se propõe uma reflexão inicial sobre os fundamentos curriculares e pedagógicos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em função dos quais se possam compreender alguns dos desafios e exigências relacionados com o processo de operacionalização deste projeto. A segunda parte está mais focalizada em propostas e estratégias de ação, adquirindo uma maior relevância, quer o processo de construção dos DAC, quer a abordagem da Pedagogia do Projeto, das Comunidades de Aprendizagem e da Avaliação (como condição do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas), quer as estratégias que possam contribuir para promover e estimular a cooperação docente.
Crianças SIM
Autores: SIEGEL, DANIEL J. & BRYSON, TINA PAYNE
ISBN: 9789892345604
Ano: 2019
Edição: 1ª
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Dos autores de Disciplina Sem Dramas chega-nos o guia indispensável para trabalhar a capacidade inata e resiliência e criatividade dos seus filhos.

Sempre que há um conflito potencial - desligar o telemóvel, fazer os trabalhos de casa, comer os “verdes”, ir para a cama -muitas crianças tendem a responder negativamente. Ou seja, em vez de se mostrarem recetivas, tornam-se reativas. É aquilo a que o Prof. Dr. Daniel J. Siegel (psiquiatra) e a Dra. Tina Payne Bryson (psicoterapeuta) chamam uma resposta de Cérebro Não.
Tudo isso é natural, sobretudo até aos três anos. No entanto é possível, ainda antes dessa idade, começar a ensinar os nossos filhos a terem uma atitude de abertura e curiosidade. Quando as crianças trabalham o Cérebro Sim, estão mais abertas a arriscar e a explorar. São mais curiosas e imaginativas. Desenvolvem melhores relações e dão respostas mais eficazes a contratempos.
No livro Crianças Sim, os autores fornecem aos pais as competências, guiões e atividades que lhes permitirão ajudar os filhos, de todas as idades, a entrarem mais facilmente no estado “Sim”.
Um Cérebro Sim é ativo, aberto e disponível para se adaptar ao ambiente e mudar de rumo, mantendo a alegria típica dos miúdos.
Da construção do sucesso escolar
Coordenadores: Ilídia Cabral | José Matias Alves
ISBN: 9789898151452
Ano: 2016
Edição: 1ª
Editora: Fundação Manuel Leão
Sinopse: Esta publicação nasce de um compromisso de servir as escolas e os professores a verem e a compreenderem as possibilidades de uma gestão estratégica que elege o sucesso de todos como prisma central da ação educativa. E fá-lo porque sabe que muitos professores andam perdidos pelas escolas: perdidos entre a sua vontade de educar, de emancipar, de libertar e a asfixia de um cumprimento (por vezes cego) de programas enciclopédicos, vazios e inúteis; perdidos entre uma obrigação de presença meramente funcional e a obrigação de um serviço que tem de fazer dos seus alunos autores de futuro; perdidos entre lideranças ora inspiradoras e mobilizadoras, ora tóxicas. Perdidos num desalento, numa mágoa, num abandono que temos de ajudar a dissipar.

E é possível essa dissipação? É possível que um livro tenha esse poder transformador de mudar crenças, culturas, disposições pessoais e profissionais? Políticas, ambientes, climas e lideranças escolares?
Educação pela arte e artes na educação, 3º vol - 2ª ed.
Autor: Alberto Barros de Sousa
ISBN: 9789897591044
Ano: 2019
Edição: 2ª
Editora: Instituto Piaget
Sinopse: No primeiro volume desta trilogia abordámos as bases psicopedagógicas da Educação pela Arte e das Artes na Educação.
No segundo volume debruçámo-nos sobre o Drama e a Dança, como meios educacionais e como artes na educação.
O presente volume aborda as bases psicopedagógicas da Música e das Artes Plásticas naquelas situações educacionais, evidenciando que ambas se integram nas mesmas estruturas neuro psicológicas que são as bases do pensamento lógico e da criatividade, permitindo de modo muito especial a emergência catártico-expressiva das energias instintivas-emocionais-sentimentais.
A Expressão Musical e a Expressão Plástica proporcionam a possibilidade de expressão-criação a quem toca, desenha ou pinta, centrando-se por isso diretamente na pessoa que atua.
A Educação Musical e a Educação Visual centram-se nas obras de arte, sendo a audição musical ou a contemplação de obras plásticas (desenho, pintura, escultura, etc.) estímulos que motivam alterações expressivo-criativas no público que as usufrui.
Educação pela Arte e Artes na Educação, vol. 1
Autor: Alberto B. Sousa
ISBN: 9789897590801
Ano: 2017
Edição: 2ª
Editora: Instituto Piaget
Sinopse: Educação pela Arte tem por objectivo o desenvolvimento da personalidade, sendo efectuada por educadores e professores. As artes na Educação centram-se nas artes, consistindo na sua inclusão no contexto escolar e tendo como docentes artistas com formação psicopedagógica. Estes dois modelos educacionais enquadram-se nas perspectivas humanistas e construtivistas da Filosofia da educação, possuindo como bases psicopedagógicas o auto-desenvolvimento, a acção, o ludismo, a expressão, a criatividade, a espontaneidade e a relação emocional-sentimental.

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