LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Livros Psicologia > Psicologia

Página:
83 Jogos psicológicos para a dinâmica de grupos
Autora: Sabina Manes
ISBN: 9789723012521
Ano: 2018
Editora: Paulus
Sinopse: Livro composto de jogos e dinâmicas para desenvolver a percepção, criatividade e comunicação. Próprio para grupos escolares, paroquiais e outros. O guia indispensável para animadores de grupos, professores e outras pessoas interessadas no tema.
A Criança na Justiça
Autora: Catarina Ribeiro
ISBN: 9789724037875
Ano: 2009
Editora: Almedina
Sinopse: Como se pode constatar no estudo de Catarina Ribeiro, o envolvimento de uma criança num processo judicial não tem de ser necessariamente uma experiência negativa ou traumática (embora o seja muitas vezes), mas é sempre uma experiência exigente para a criança, do ponto de vista emocional e cognitivo e, por isso, exige de todos nós, adultos - dos profissionais da psicologia forense, da medicina, do sistema de justiça, do sistema de protecção e segurança social, em particular -, o desenvolvimento de medidas que minimizem o seu eventual impacto negativo e o risco de vitimação secundária. Este estudo é, simultaneamente, um contributo para a sua prevenção, ao identificar, entre muitas outras coisas, algumas das dinâmicas e processos associados à vitimação secundária de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar em contacto com o sistema de justiça, ao revelar-nos o olhar e a voz dos seus actores de menor idade, ao apontar-nos soluções.
Agenda de investigação para o DSM-V
Autores: Michael B. First | Darrel A. Regier | David J. Kupfer
ISBN: 9789727961092
Ano: 2004
Editora: Climepsi Editores
Sinopse: Na busca que actualmente empreendemos para melhorar o nosso sistema de diagnóstico psiquiátrico, procuramos novas abordagens para compreender os mecanismos etiológicos e patofisiológicos que possam melhorar a validade dos nossos diagnósticos e a consequente eficácia das nossas intervenções preventivas e terapêuticas - aventurando-nos para lá do actual paradigma do DSM e da estrutura de trabalho do DSM-IV. Este volume representa uma tentativa de grande alcance para estimular a investigação e a discussão no campo dos trabalhos preparatórios do processo de elaboração do DSM-V, que ainda se encontra a vários anos de distância, e para integrar a informação proveniente de grande variedade de fontes e tecnologias. Este trabalho fascinante, com contributos de um grupo internacional de investigadores, sonda o núcleo da psiquiatria, fornecendo um pano de fundo e propostas inestimáveis a todos os profissionais da psiquiatria e da psicologia - alimentos para o pensamento e para nova investigação relevante para o futuro. Esta obra destina-se a psiquiatras, estudantes de medicina, psicólogos, investigadores e enfermeiros.
Alzheimer, 50 questões essenciais
Autora: Belina Nunes
ISBN: 9789897520457
Ano: 2014
Editora: Lidel
Sinopse: Afinal o que quer dizer demência?
Existem meios de nos protegermos?
Quais os sintomas da doença de Alzheimer?
É possível detetar a doença antes de aparecerem os sintomas?
Quando é que se deve deixar de conduzir?
Quais as vantagens de ir para um Centro de Dia?
Devo incentivar o meu familiar a fazer as coisas do dia a dia?
O que posso fazer quanto aos episódios de desorientação?
Devo contrariar quando diz ou faz coisas erradas?
Os meus esquecimentos serão resultado do envelhecimento?
Quais os medicamentos que podem interferir com a memória?

Estas são apenas algumas das 50 questões a que este livro dá resposta seja qual for o tipo de demência. As inúmeras dicas para as famílias, cuidadores e doentes tornam este guia prático um precioso auxiliar na prevenção, tratamento e resolução dos problemas do dia a dia.
As mulheres e a esquizofrenia
Autor: David J. Castle
ISBN: 9789727960767
Ano: 2003
Editora: Climepsi Editores
Sinopse: Na sequência dos vários livros já editados pela Climepsi sobre esquizofrenia, este destaca-se pela especificidade da abordagem da esquizofrenia na mulher. Existem poucos estudos no que concerne à mulher nos aspectos biológicos, endocronológicas, reprodutivos, psicológicos e sociais. A feminilidade difere da masculinidade na natureza da esquizofrenia, por exemplo o cérebro feminino desenvolve-se mais rapidamente que o masculino, os estrogeneos têm um efeito antipsicótico o cérebro feminino envelhece de forma diferente.
Autismo de Bleuler
Autor: Filipe Arantes Gonçalves
ISBN: 9789727963447
Ano: 2014
Editora: Climepsi Editores
Sinopse: "Acho que a coragem de se escrever em pleno século XXI um livro como o que agora é dado a lume merece ser transformado por cada um dos leitores em artefactos pensáveis"
Prof. Doutor Carlos Amaral Dias

"Imune a pandemia do pensamento único e alheio à arrogância de conceber uma teoria de tudo, o autor deste estimulante livro conclui com humildade intelectual e o saber inseguro do pouco que se sabe deste e neste mundo...Por isso, estamos sempre a aprender e só no diálogo com outro alguém"
Prof. Doutor António Coimbra de Matos

"...a mestria científica deste livro e a preocupação holística do seu autor não me surpreendem...tenho vindo a admirar como Filipe Arantes Gonçalves se inscreve na nova geração de psicopatologistas que não se acomodam num pensamento preguiçoso..."
Prof. Doutora Ana Vasconcelos
Como tornar-se doente mental
Autor: José Luís Pio Abreu
ISBN: 9789722031516
Ano: 2006
Edição: 13ª
Editora: Dom Quixote
Sinopse: O mais famoso e divertido livro de psiquiatria dos últimos anos.
O autor analisa várias doenças mentais e dá uma informação divertida e acessível, mas de grande seriedade científica, sobre elas e sobre como as evitar.
Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades..
CONCEPTUALIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A SOFISTICADA ARQUITECTURA DE UM EQUÍVOCO
Autor: João A. Lopes
ISBN: 9789898333056
Ano: 2010
Editora: Psiquilíbrios
Sinopse: Neste livro, redigido no estilo próprio do seu autor, professores e psicólogos – assmidos como profissionais mais directamente implicados – encontramos suficientes elementos quanto à etiologia e metodologias de avaliação e intervenção na área das DA. Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autorprivilegia, quer a caracterização do ensino quwer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção. Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio.
Doença de Alzheimer - exercicios de estimulação
Autores: Joana Pais | Belina Nunes
ISBN: 9789897520433
Ano: 2014
Edição: 2ª
Editora: Lidel
Sinopse: A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais comum, com uma grande repercussão nas funções intelectuais dos pacientes, e que afeta, inevitavelmente, o seu dia a dia e, por conseguinte, a dinâmica do seu núcleo familiar.
Existem práticas que, ao estimular as capacidades e competências cognitivas dos doentes, os mantêm com um bom nível de funcionamento (autónomos ou o mais próximos disso possível), retardando a evolução da doença.
Através de exercícios com características específicas, que se destinam a ativar diferentes funções cerebrais - Atenção, Linguagem, Memória, Gnosias (saber reconhecer), Praxias (saber fazer) e funções executivas (organizar comportamentos; raciocínio) - Doença de Alzheimer - Exercícios de Estimulação é uma ferramenta muito útil, tanto para cuidadores profissionais como familiares dos pacientes.
Especialmente para estes últimos, este livro contém também uma breve explicação sobre a demência e as principais alterações comportamentais que esta provoca, e algumas estratégias para ajudar os doentes no seu quotidiano, bem como para os ajudar a executar os exercícios deste livro.
DSM-5
DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais
Autor: American Psychiatric Association
ISBN: 9789727963478
Ano: 2014
Editora: Climepsi Editores
Sinopse: O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM) da American Psychiatric Association é uma classificação de perturbações mentais, com critérios concebidos para permitirem um diagnóstico mais fiável destas perturbações. Com sucessivas edições publicadas ao longo dos últimos 60 anos, tornou-se a referência da prática clínica em saúde mental. Dado que não é possível estabelecer uma descrição completa dos processos patológicos subjacentes de todas as perturbações mentais, é importante sublinhar que os atuais critérios de diagnóstico constituem a melhor descrição da forma como aquelas se expressam e podem ser reconhecidas por médicos experientes. O DSM destina-se a servir como um guia prático, funcional e flexível para organizar a informação que possa auxiliar o estabelecimento de um diagnóstico exato e o adequado tratamento das perturbações mentais. É uma ferramenta para médicos, um recurso educacional essencial aos estudantes e clínicos, bem como uma referência para os investigadores de campo.

David J. Kupfer, M. D.
Presidente da Comissão Elaboradora do DSM-5

Darrel A. Regier, M. D., M. P. H.
Vice-Presidente da Comissão Elaboradora do DSM-5

Livros Psicologia > Psicologia

Página: