LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Livros UCE Lisboa > Saúde

Página:
  • 1
Cuidados paliativos, confrontar a morte
Autora: Sandra Pereira
ISBN: 9789725402795
Ano: 2010
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: O principal objectivo desta obra é proporcionar uma visão global, integrada e compreensiva dos cuidados paliativos, estes definidos como sendo os cuidados activos prestados a pessoas com doença grave, incurável, progressiva, em estado avançado e/ou terminal, mediante o alívio do sofrimento que lhe está associado e a promoção da dignidade e da qualidade de vida. Estes cuidados comportam o controlo dos sintomas físicos, o apoio psicológico, emocional e espiritual, o acompanhamento da família e no processo de luto, sendo concretizado numa lógica de trabalho interdisciplinar. As situações em que as pessoas habitualmente beneficiam deste tipo de cuidados implicam, frequentemente, o confronto dos profissionais de saúde com dilemas e desafios éticos e processos de tomada de decisão inerentes, em torno dos quais importa reflectir.
Cuidar a pessoa que sofre
Autores: Manuel Luís Vila Capelas | Sílvia Patricia Fernandes Coelho | Sandra Catarina Fonseca Simões da Silva | Cátia Marina Dias Ferreira
ISBN: 9789725405611
Ano: 2017
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: Falar sobre Cuidados Paliativos não é falar sobre a morte, desesperança, desespero, mas sim de vida e sua qualidade, de esperança realista, de respeito pelas preferências e objetivos dos doentes e das suas famílias. Para tal, é necessário um processo de comunicação afetiva e efetiva, com partilha de informação e de tomada de decisão, numa perspetiva de planeamento avançado dos cuidados, enquadrados nos valores e contexto cultural do doente.
Os Cuidados Paliativos não se destinam apenas aos doentes que estão em morte iminente, mas a todos, inclusive os que têm potencial de cura, que apresentem alguma forma ou nível de sofrimento. Esta obra pretende contribuir para a clarificação sobre o que são estes cuidados numa vertente, simultaneamente, científica e esclarecedora.
Cuidar da Família ao longo da vida
Autora: Susana Duro
ISBN: 9789725403723
Ano: 2013
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: As transformações do mundo actual têm causado uma crescente dificuldade às famílias para assegurar os cuidados aos seus elementos mais vulneráveis. Em consequência, a prestação dos cuidados às pessoas está cada vez mais institucionalizada e massificada.
Apesar desta tendência social, muitos são os familiares que ainda garantem o acompanhamento dos seus entes queridos no domicílio vivendo por vezes um dia-a-dia penoso, solitário, muito exigente e pouco reconhecido socialmente. Esta análise explora o que poderá estar na base das escolhas (ou não) para cuidar da família.
O cuidar familiar está intimamente relacionado com o desenvolvimento individual e, assim sendo, é urgente repensar o sentido deste cuidar e a importância que poderá desempenhar no desenvolvimento das sociedades.
A compreensão das dinâmicas dos cuidados na família é uma competência importante não só para enfermeiros ou outros profissionais de saúde mas também para todos aqueles que aceitaram o papel/compromisso de cuidadores.
O direito à dignidade
Autores: Manuel Luís Vila Capelas | Sílvia Patricia Fernandes Coelho | Sandra Catarina Fonseca Simões da Silva | Cátia Marina Dias Ferreira | Simone Henriques Bisconsin Torres
ISBN: 9789725405826
Ano: 2017
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: A não disponibilização ou a não suficiente acessibilidade aos cuidados paliativos, constitui-se, na perspetiva do tribunal Europeu dos Direitos Humanos, como gerador de sofrimento, o que se enquadra num tratamento ou punição cruel, desumana ou degradante da condição humana, logo atentatória dos mais elementares direitos humanos.
Assim, a disponibilização de programas de cuidados paliativos não é só uma questão ética, mas uma questão de saúde pública e de respeito pelos direitos humanos.
Com este livro, os autores procuram, por um lado, contribuir para a consecução deste direito, através de uma visão integrada e moderna dos cuidados paliativos, assente numa perspetiva de saúde pública. Por outro, procuram promover uma cidadania dinâmica e consciente dos seus problemas, deveres e direitos.
Palliative Care
Autores: David Oliver | Michael Hartwick | Lisa Fischer | Liz Gwyther
ISBN: 9789725406373
Ano: 2019
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: This is the first of two volumes dedicated to palliative care for patients with non-cancer diseases, to help health professionals, students and society in general, to find strategies to provide better care to these patients. Were invited professionals and researchers of recognized international merit, who have collaborated with the Universidade Católica Portuguesa in the training in palliative care of our students.

In this first volume, we will address the interventions among patients with progressive neurological disease, AIDS and the critical patient (emergency and intensive care). In the second issue, we will cover palliative care in patients with chronic heart, respiratory and renal disease.

Manuel Luís Capelas, PhD, Assistant Professor at the Institute of Health Sciences of UCP
and Codirector of the Portuguese Observatory for Palliative Care

This work is a relevant and timely contribution in strengthening knowledge about Palliative Care in groups of patients traditionally excluded from our services, such as those with non-cancer and degenerative diseases, but including those who use services as diverse as intensive care and emergency services. It is important, on this occasion, to leave a word of deep thanks and appreciation to the experts involved in the preparation of this book.

Duarte Soares, President of the Portuguese Association for Palliative Care
Ser enfermeiro, 3ª ed
Autora: Margarida Vieira
ISBN: 9789725405659
Ano: 2017
Edição: 3ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: Os enfermeiros trabalham com pessoas ao longo do ciclo de vida, saudáveis e doentes, em ambientes de alta tecnologia, como as unidades de cuidados intensivos, ou no domicílio mais pobre de qualquer zona do país, onde a principal arma terapêutica é o próprio enfermeiro e a relação que estabelece.
Apesar da evolução e mudanças ocorridas, a Enfermagem continua a ser uma profissão exigente, para a qual é necessário uma forma de ser compassiva, um saber teórico específico, um fazer técnico próprio, e capacidade para tomar decisões em situações de grande complexidade ética, na relação permanente com outras pessoas.
Nesta obra, dirigida sobretudo a futuros enfermeiros, mas também ao público em geral, espera-se deixar uma ideia clara da situação actual da enfermagem em Portugal, do que move o grupo profissional e daquilo que se pode esperar de um enfermeiro.
Velai Comigo
Autor: Cicely Saunders
Tradução: Francisco Galriça Neto
ISBN: 9789725403907
Ano: 2013
Edição: 1ª
Editora: Universidade Católica Editora
Sinopse: Nesta coletânea de ensaios e reflexões, Cicely Saunders explora uma preocupação profunda e duradoura: a relação entre a biografia pessoal, a vida espiritual e uma ética do cuidar. Narrada na primeira pessoa, recorrendo a uma série de influências religiosas e filosóficas, e apoiada numa motivação primária de cuidar dos que estão em fim de vida, “Velai comigo”, debruça-se sobre a experiência do sofrimento humano, a mortalidade e a busca de sentido. Escrita ao longo de 40 anos, e incluindo um artigo inédito, esta coletânea é uma leitura essencial para todos os que se interessem por Cicely Saunders, pelo movimento moderno dos Cuidados Paliativos e pelo desenvolvimento desta área. No entanto, este não é um livro apenas para especialistas ou profissionais de saúde. “Velai comigo” aborda como morremos no mundo atual. Nesse sentido, é um livro para todos nós.

Livros UCE Lisboa > Saúde

Página:
  • 1