LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising

Caso já tenha registo nesta plataforma insira email e password em “Acesso”. Se não, crie novo registo.

Se não encontrar o que procura, contacte-nos: livraria.porto@ucp.pt
Caso pretenda subscrever a nossa newsletter poderá fazê-lo AQUI

Ciências Sociais e Humanas > Ciências Sociais e Humanas

Página:
A arte da investigaçao com estudos de caso, 3a ed.
Autor: Robert E. Stake
ISBN: 9789723111873
Ano: 2012
Edição: 3ª
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
a Era dos Extremos - ERIC HOBSBAWM
Autor: Eric Hobsbawm
ISBN: 9789722320207
Ano: 2002
Edição: 1ª
Editora: Presença
Sinopse: Este livro, largamente baseado na experiência pessoal e na observação de um dos maiores historiadores da actualidade, é de incontornável importância para a compreensão do nosso século e daquilo que podemos esperar em relação ao futuro. Dividida em três grandes partes - 'A Era da Catástrofe', 'A Era do Ouro', 'A Derrocada' - «A Era dos Extremos» constitui um balanço da época que decorreu entre o início da Primeira Guerra Mundial e a Queda do Muro de Berlim, que balizam este "século breve". Escrito do ponto de vista de quem acredita nas potencialidades da razão e da ciência, este ensaio de grande fôlego constitui uma análise incisiva e multifacetada de questões tão amplas e profundas como a Guerra Fria, o Terceiro mundo, as vicissitudes da economia, a falência das ideologias, a crise das artes entre outros temas de capital interesse. A obra culmina com uma antevisão do que será o século XXI, baseada numa argumentação solidamente fundamentada.
A Ética nas Empresas
Autor: Samuel Mercier
ISBN: 9789723606706
Ano: 2003
Editora: Afrontamento
Sinopse: Desde o final dos anos 1980, a questão da ética entrou na esfera da actualidade. Mas pode falar-se de ética em Gestão? Para alguns, isso é um absurdo: por um lado, o mundo dos negócios só obedece à lei do lucro e está isento de interrogações éticas; por outro, não se pode conceber uma ética aplicada. O facto é que as empresas são obrigadas, cada vez mais, a justificar os seus meios de acção e a finalidade das suas actividades. O estudo da relação entre os meios empregues e os fins visados faz, portanto, aparecer uma preocupação de ordem ética, que atravessa todos os domínios da gestão. As empresas são assim levadas a colocar-se questões fundamentais a propósito das suas responsabilidades para com os seus membros e a sociedade. E é esta reflexão, que está no cerne das contradições entre a lógica económica e a lógica social, que se pretende aqui explorar.
A vertigem do cosmos
Autor: Trinh Xuan Thuan
ISBN: 9789896446048
Ano: 2020
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Tocados pelo esplendor da noite, os humanos nunca cessaram de olhar para o céu e de o tentarem compreender.
Perante a regularidade de certos ciclos – fases da Lua, estações, solstícios, eclipses, etc. –, formularam uma conceção dinâmica do cosmos, baseada em duas noções indispensáveis: o espaço e o tempo.
É esta grande crónica que Trinh Xuan Thuan nos apresenta, desde a arqueoastronomia até à astrofísica mais recente.
Uma breve história do céu que não se limita aos temas fundamentais, mas celebra também a união escondida no fundo da nossa memória: a aliança eterna entre o homem e o cosmos.

«Um narrador talentoso. Um livro assombroso.»
Le Monde

«Um livro apaixonante e muito profundo que oferece aos leitores numerosos motivos de espanto, de reflexão e de admiração pelo nosso Universo.»
L’Astronomie

«Quando nos adentramos no texto somos cativados de imediato pelo talento do narrador, pela luminosidade do pedagogo, pela honestidade do sábio.»
Le Monde des Livres
Antes de Lutero: a igreja e as reformas religiosas em Port.
Autor: José Adriano de Freitas Carvalho
ISBN: 9789723614855
Ano: 2016
Editora: Afrontamento
Sinopse: Nesta obra analisam-se um conjunto de propostas principescas, intervenções reais e projectos de renovação da vida religiosa, em que senhores religiosos e leigos afirmam, ao longo de Quatrocentos, a sua vontade de intervir nas estruturas eclesiásticas e religiosas do Reino, para, segundo os casos, as reformar, ou para se reformarem. Isto antes que Lutero transformasse (1517-1521) em poderosa vaga profundas aspirações e, então, mal apercebidas rupturas.
As cruzadas vistas pelos Árabes
Autor: Amin Maalouf
ISBN: 9789724417561
Ano: 2018
Editora: Edições 70
Sinopse: Num texto que toma como ponto de partida as fontes coevas e, pormenor importante, exclusivamente árabes, Amin Maalouf constrói uma história das cruzadas vista de uma perspetiva a que raramente temos acesso, pois só nos foram dadas a ler as histórias das cruzadas do ponto de vista ocidental. Como afirmou Alain Decaux: «Interessa comprovar que as versões orientais e ocidentais não coincidem de todo. Nós escrevemos a nossa própria visão; durante esse tempo, eles escreveram a deles. É por isso que esta nova história das cruzadas não se parece com nenhuma outra.»
Texto cativante, que mescla o tom da crónica contemporânea com a mestria estilística do autor, As Cruzadas Vistas pelos Árabes apresenta-nos uma perspetiva que não é habitual, mas não menos empolgante.
Da essência da crítica e outros textos
Autor: Friedrich Schlegel
ISBN: 9789723115482
Ano: 2015
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
Sinopse: As raízes da cultura estão naquelas obras chamadas clássicas, obras cuja mensagem não se esgotou e permanecem vivas do progresso humano. Por isso a Fundação, ao esquematizar seu Plano de Edições, julgou que seria indispensável colocar ao alcance do público lusófono livros que marcassem momentos decisivos da história dos vários sectores da civilização. Da ciência pura à tecnologia, da quantidade abstracta ao humanismo concreto, procurar-se-á que os depoimentos mais representativos figurem nesta nova série editorial. Para dificultar ao mínimo o acesso ao leitor, todas as obras serão vertidas em português e apresentadas com a dignidade e a segurança que naturalmente lhe são devidas. Integrando na língua pátria estes grandes nomes estrangeiros, supomos contribuir para uma mais perfeita consciência da própria cultura nacional, cujos clássicos também terão o lugar que lhes compete no Plano de Edições da Funfação Calouste Gulbenkian.
Elogio da Sombra
Autor: Junichiro Tanizaki
ISBN: 9789896415860
Ano: 2016
Editora: Relógio d' Água
Sinopse: Para os Ocidentais, o mais importante aliado da beleza foi sempre a luz, a ausência de sombras. Para a estética tradicional japonesa, do rosto das mulheres às salas dos templos, o essencial está na sombra e nos seus efeitos.
Genes, Povos e Línguas
Autor: Luigi Luca Cavalli-Sforza
ISBN: 9789727712632
Ano: 1999
Editora: Instituto Piaget
Sinopse: Se utilizarmos simplesmente os nomes que os homens deram a si próprios, reconhecemos milhares de populações, com algumas ténues diferenças em relação às outras. Há sempre um motivo para uma população querer dar um nome diferente a si própria. A diferença está na origem, ou então forma-se porque os que se julgam diferentes querem continuar a ser eles próprios, e esta intenção é suficiente para gerar diferenças, genéticas e culturais, embora habitualmente muito pequenas. É interessante perguntarmo-nos como nasceu esta diversidade, que forças agiram, qual a sucessão dos acontecimentos – em suma, a história desta evolução. Durante quarenta e cinco anos Cavalli-Sforza, com uma equipa de outros cientistas, dedicou-se a uma empresa magistral e poderosa; Cavalli-Sforza e os seus colaboradores cartografaram a distribuição de centenas de genes à escala mundial, para a partir da comparação dos mapas deduzirem as linhas filogenéticas das populações. A árvore genealógica assim construída foi relacionada com uma enorme quantidade de dados demográficos, arqueológicos e linguísticos. E a surpreendente conclusão para a qual converge a pesquisa mostra-nos a sobreposição de genealogias diferentes: a genética, a paleoantropologia e a linguística estão de acordo, corroborando-se mutuamente. De onde resulta que os genes, os povos e as línguas se difundiram paralelamente, através de uma série de migrações que tiveram origem em África. Sob o olhar do leitor, vai-se assim elaborando uma perspectiva unitária sobre cerca de cem mil anos de vicissitudes da espécie humana. Nunca até agora uma investigação científica soubera iluminar com tanta precisão a relação entre genes e culturas, conseguindo, aliás, libertar de pressupostos erróneos a controversa noção de raça.
História da Companhia de Jesus em Portugal
Autora: Maria de Deus Beites Manso
ISBN: 9789898760296
Ano: 2016
Editora: Parsifal
Sinopse: Fundada por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus tornou-se numa das principais ordens religiosas no combate ao Protestantismo, na aplicação das determinações do Concílio de Trento e na promoção de missões fora da Europa. Com uma responsabilidade maior na doutrinação, desde a sua implantação no nosso país a Companhia de Jesus foi um dos agentes centrais da expansão portuguesa, revelando, desde sempre, uma notável capacidade de adaptação aos remotos lugares onde chegava.

Ciências Sociais e Humanas > Ciências Sociais e Humanas

Página:

Todos os Itens

Áreas