LIVRARIA ONLINE da Católica no Porto

Livros, Papelaria e Merchandising para venda AQUI

Se já se registou nesta plataforma introduza endereço de email e password em “Acesso”. | Se ainda não tem conta, efetue um novo registo adicionando ao carrinho o(s) artigo(s) pretendido(s).

 

Ciências Sociais e Humanas

Página:
  • 1
a Era dos Extremos - ERIC HOBSBAWM
Autor: Eric Hobsbawm
ISBN: 9789722320207
Ano: 2002
Edição: 1ª
Editora: Presença
Sinopse: Este livro, largamente baseado na experiência pessoal e na observação de um dos maiores historiadores da actualidade, é de incontornável importância para a compreensão do nosso século e daquilo que podemos esperar em relação ao futuro. Dividida em três grandes partes - 'A Era da Catástrofe', 'A Era do Ouro', 'A Derrocada' - «A Era dos Extremos» constitui um balanço da época que decorreu entre o início da Primeira Guerra Mundial e a Queda do Muro de Berlim, que balizam este "século breve". Escrito do ponto de vista de quem acredita nas potencialidades da razão e da ciência, este ensaio de grande fôlego constitui uma análise incisiva e multifacetada de questões tão amplas e profundas como a Guerra Fria, o Terceiro mundo, as vicissitudes da economia, a falência das ideologias, a crise das artes entre outros temas de capital interesse. A obra culmina com uma antevisão do que será o século XXI, baseada numa argumentação solidamente fundamentada.
Apologia de Sócrates
Autor: Platão
ISBN: 9789897025389
Ano: 2020
Edição: 1ª
Editora: Guerra e Paz, Editores
Sinopse: Em 399 a. C., os atenienses levaram a julgamento Sócrates, um cidadão com cerca de 70 anos, acusando-o de impiedade: não prestaria culto aos deuses da cidade e introduzia nela estranhas divindades, alheias à tradição. A segunda acusação era a de que, por lhe ensinar estas novas crenças, Sócrates corrompia a juventude.
Os acusadores pediam a sua morte. A defesa de Sócrates, o seu discurso, é a matéria deste livro. Um homem enche a tarde de Atenas com as suas palavras. Condenam-no à morte e ele bebe, sereno, uma taça de cicuta: com este estranho ritual, com estes gestos, se estabeleceu o começo da forma de pensar e argumentar a que chamamos filosofia. Não podia ter havido começo mais poético nem mais trágico.
O crepúsculo da democracia
Autor: Anne Applebaum
ISBN: 9789722540773
Ano: 2020
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Um pouco por todo o mundo, dos Estados Unidos a Espanha, as democracias liberais estão sob ataque, enquanto o autoritarismo cresce.
Em O Crepúsculo da Democracia, Anne Applebaum argumenta que os sistemas políticos baseados em crenças radicalmente simples são mais cativantes, em especial quando recompensam e beneficiam os verdadeiros crentes, os soldados leais e os amigos e familiares do líder – e mais ninguém. Nenhum déspota governa sozinho: precisa de aliados, burocratas e personalidades públicas que o apoiem e preparem o terreno para a sua ascensão ao poder. Applebaum analisa como os novos adeptos do iliberalismo se organizam e mobilizam e demonstra como as teorias da conspiração, a polarização da opinião pública, as redes sociais e a nostalgia por um passado idealizado são usadas como armas para transformar as sociedades em que vivem.
Tomando como exemplo casos históricos, do Estalinismo à Alemanha Nazi, e atuais, de Boris Johnson ao desmantelar do Estado de direito na Polónia, passando pela Espanha e pelo Brasil, a historiadora revela como o sonho da democracia se esboroou nos últimos 30 anos, colocando amigos de longa data em trincheiras opostas, asfixiando o debate público e beneficiando aqueles que defendem uma mensagem divisória, repressiva e autoritária.
O Crepúsculo da Democracia é uma análise brilhante de uma transformação política e social que está a deformar as nossas sociedades e permite entrever e mapear o caminho para recuperarmos os nossos valores democráticos.

Ciências Sociais e Humanas

Página:
  • 1